Topo

Em rápido ritmo de recuperação, Lais Souza deixa semi-intensiva do hospital

Do UOL, em São Paulo

05/03/2014 15h57

Lais Souza deixou nesta quarta-feira (5) a unidade semi-intensiva neurológica do Jackson Memorial Hospital, em Miami, nos Estados Unidos. A atleta, que sofreu grave acidente em preparação para os Jogos Olímpicos de inverno, foi transferida para a área de reabilitação de lesões medulares. Esta foi mais uma fase da recuperação da ginasta e esquiadora que, no último dia 20, havia deixado a UTI após se acidentar no final de janeiro na preparação para os Jogos Olímpicos de Inverno.

De acordo com o médico do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Antonio Marttos Jr., a recuperação segue em ritmo acelerado e as perspectivas são animadoras. "Lais está bem,  muito forte  emocionalmente, e seguindo à risca tudo o que lhe é pedido a cada etapa de seu processo de reabilitação. Está respirando bem, comendo de tudo, falando com todos ao seu redor”, explicou.

Lais ainda não consegue mexer os braços. De acordo com o médico, hoje ela tem movimentos até a região dos músculos peitorais. Para se locomover, ela usa uma cadeira de rodas adaptada, que ela consegue controlar com a cabeça.  

"Ela já aprendeu a dirigir a sua cadeira elétrica e tem passeado pelos corredores e jardins do hospital constantemente. Lais está consciente de cada etapa em sua recuperação e muito feliz  com os progressos até este momento”, completou o médico do Brasil nos Jogos de Inverno.

Na sequência do processo de recuperação, Lais realizará fisioterapia motora, respiratória e ocupacional de forma intensiva.