Topo

COB explica 'vaquinha' e diz que não precisaria bancar tratamento de Lais

Do UOL, em São Paulo

17/03/2014 20h36

O COB (Comitê Olímpico Brasileiro) divulgou nota oficial nesta segunda-feira para explicar por que iniciou uma campanha pedindo auxílio financeiro para ajudar a custear o tratamento da ex-ginasta e esquiadora Lais Souza. No texto, a entidade afirmou que está à frente dos gastos, mas que não teria essa responsabilidade por Lais não estar a serviço do COB no momento de seu acidente, no dia 27 de janeiro deste ano. Na ocasião, ela treinava para disputar os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, que começariam na semana seguinte e para os quais ela já estava classificada.

"Até este momento Lais Souza está coberta pelo seguro contratados pelo COB e a CBDN (Confederação Brasileira de Desportos na Neve), que estabelece contratualmente as coberturas proporcionadas. A apólice de seguro do COB e da CBDN garante toda a emergência, o transporte entre os hospitais e o tratamento hospitalar da Laís", diz o texto.

"O seguro de vida ou invalidez contratado pelo COB cobre apenas os atletas em Missões como os Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno, os Jogos Olímpicos da Juventude, os Jogos Pan-americanos e os Jogos Sul-americanos. No momento do acidente, Lais não participava de nenhuma delegação do COB ou eliminatória ou classificatória para os Jogos Olímpicos. Mesmo assim, o COB assumiu todas as ações desde o momento do acidente da Lais".

Para esclarecer aquilo que chamou de "dúvidas que surgiram em relação à campanha", o COB informou que o dinheiro angariado será utilizado por Lais no futuro, seja para pagar aulas de inglês à atleta, contratar um treinador que a prepare para dar palestras motivacionais e adaptar sua casa e carro as suas atuais necessidades.

Lais, que foi submetida a uma cirurgia de realinhamento da terceira vértebra da coluna, tem mostrado grande evolução no tratamento realizado nos Estados Unidos. Na semana passada, a  Unidade de Reabilitação de Lesões Medulares do Jackson Memorial Hospital divulgou as primeiras imagens da ex-ginasta e esquiadora desde que ela foi internada, há quase dois meses.

Diversas celebridades e personalidade do esporte, entre elas o apresentador Luciano Huck, o técnico de vôlei Bernardinho e a saltadora campeã olímpica Maurren Maggi, manifestaram apoio à campanha lançada pelo COB.

Leia abaixo na íntegra a nota divulgada pelo Comitê:

Diante de algumas dúvidas que surgiram em relação à campanha em prol de Lais Souza, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) vem a público esclarecer alguns pontos:

1 - Na data do acidente, a Lais não participava de nenhuma delegação do COB ou de qualquer prova eliminatória ou classificatória para os Jogos Olímpicos. Mesmo assim, o COB assumiu todas as ações desde o momento do acidente da Lais. As despesas estão sendo bancadas pelo COB, com as apólices de seguro saúde financiadas pelo COB e pela CBDN (Confederação Brasileira de Desportos na Neve).

2 - Até este momento Lais Souza está coberta pelo seguro contratados pelo COB e a CBDN, que estabelece contratualmente as coberturas proporcionadas. A apólice de seguro do COB e da CBDN garante toda a emergência, o transporte entre os hospitais e o tratamento hospitalar da Laís.

3 - O seguro de vida ou invalidez contratado pelo COB cobre apenas os atletas em Missões como os Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno, os Jogos Olímpicos da Juventude, os Jogos Pan-americanos e os Jogos Sul-americanos. No momento do acidente, Lais não participava de nenhuma delegação do COB ou eliminatória ou classificatória para os Jogos Olímpicos. Mesmo assim, o COB assumiu todas as ações desde o momento do acidente da Lais. 

4 - A campanha foi criada pensando no futuro da Lais Souza, de forma a ajudá-la a se autofinanciar. Inclui, desde contratar um professor de inglês para ela ainda em Miami, como custear parte de uma bolsa de estudo em uma Universidade no Brasil, conseguir um coaching para prepará-la para dar palestras sobre suas experiências, até criar uma Fundação ou Instituto para a Lais.  Da mesma forma, a campanha visa a compra de equipamentos para a mobilidade e o conforto da Lais, itens não previstos na cobertura dos seguros contratados pelo COB.

5 - Dentre os itens necessários para a mobilidade da Lais destacamos equipamentos que gerem independência e conforto para Lais, como uma cadeira de rodas elétrica especial e um aparelho de comunicação sem digitação. Um doador já garantiu os recursos para a compra desses dois equipamentos. O próximo objetivo é a adaptação da casa e do carro da ex-ginasta para atender às suas atuais necessidades, o que também envolve itens não previstos na cobertura dos seguros contratados pelo COB.

6 - Todos os recursos que forem captados pela campanha serão depositados na conta corrente bancária da própria Lais, a ser gerenciada por ela própria ou pela sua família. O COB não tem nenhum acesso à essa conta.

7 - Lais segue uma rotina diária de sessões de fisioterapia motora,  ocupacional, respiratória e acompanhamento psicológico, além de adaptação à cadeira de rodas elétrica. Não há previsão de sua volta ao Brasil.

8 - Por fim, o tratamento da Lais continua e segue a esperança de vê-la nas melhores condições possíveis. Porém, o COB está pensando no futuro da atleta. O objetivo é garantir a continuidade e a qualidade de seu processo de recuperação, para que ela possa ter independência financeira no futuro, com conforto e mobilidade.