Topo

Câmara dos Deputados aprova pensão vitalícia de R$ 4.390 para Laís Souza

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/07/2014 18h08

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira Projeto de Lei que concede pensão especial, mensal e vitalícia a Laís Souza. A atleta, que segue tratamento da grave lesão na coluna cervical nos Estados Unidos, terá direito ao benefício máximo de R$ 4.390,24 através do Regime Geral de Previdência Social. A iniciativa é dos deputados Mara Gabrilli (PSDB-SP) e Rubens Bueno (PPS-PR).

O benefício não poderá ser transmitido aos herdeiros da atleta. O Projeto de Lei 7657/14 segue para o Senado antes de ser submetido à sanção presidencial.

A relatora da matéria pela Comissão de Seguridade Social e Família, deputada Rosinha da Adefal (PT do B-AL) defende a iniciativa. “É justo que o país honre os esforços dessa atleta, que representaria o Brasil. São inúmeros os obstáculos que a pessoa enfrenta a cada dia”, afirmou. A deputada é cadeirante.

O coautor da proposta, deputado Rubens Bueno, se emocionou ao lembrar o desejo da atleta de voltar a andar, manifestado em reportagem do programa Fantástico, da TV Globo, em março deste ano. “Por isso temos a obrigação de aprovar essa pensão mais que justa para Laís”, disse.

Segundo os autores da proposta, Laís é oriunda de uma família humilde de Ribeirão Preto, no estado de São Paulo, que não teria condições de arcar com as despesas decorrentes de suas novas necessidades.

Lais Souza sofreu um acidente em janeiro deste ano quando treinava para participar das Olimpíadas de Inverno, em Sochi, na Rússia. Após a queda, a atleta perdeu os movimentos do braço e da perna.

Em junho, a ex-ginasta recebeu alta do hospital Jackson Memorial, em Miami. Ela seguirá morando na cidade norte-americana para dar sequência ao tratamento e continuará contando com a assistência de toda a equipe médica que a acompanha desde seu acidente.

O tratamento de Laís Souza também conta com a ajuda de uma vaquinha feita pelo COB. A entidade criou uma campanha na internet para arrecadar fundos e auxiliar financeiramente a atleta.