Topo

Avalanche mata promessas americanas do esqui em treino para a Copa

Ronnie Berlack é um dos esquiadores mortos durante avalanche na Áustria - Sarah Brunson/AP
Ronnie Berlack é um dos esquiadores mortos durante avalanche na Áustria Imagem: Sarah Brunson/AP

Do UOL, em São Paulo

05/01/2015 16h50

Dois jovens atletas, considerados promessas do esqui alpino, morreram nesta segunda-feira após serem atingidos por uma avalanche em um treinamento para a Copa do Mundo, em Solden, nos Alpes austríacos.

Bryce Astle, de 19 anos, e Ronald Berlack, de 20, foram pegos pelo deslizamento de neve e não resistiram aos ferimentos. Quatro outros membros da equipe que também esquiavam sobreviveram.

"Infelizmente, demoramos 45 minutos para conseguir encontrá-los abaixo de quatro metros de neve", disse o técnico da dupla, Patrick Riml, em declaração à agência EFE.

Bryce Astle e Ronaldo Berlack estavam praticando esqui livre quando a avalanche foi registrada no local, que fica a 3 mil metros de altitude.

A dupla fazia parte da equipe C americana de esqui alpino, mas costumava treinar com nomes consagrados como Lindsey Vonn, Mikaela Shiffrin e Bode Muller.

A notícia da morte dos atletas comoveu os demais integrantes da seleção americana da modalidade.

As buscas envolveram 60 pessoas, mas foram prejudicadas pelas condições climáticas ruins e o risco de novos deslizamentos no local. Solden é uma das bases de treinamento dos americanos na Europa.

Berlack, de Franconia, em New Hampshire, fazia parte do grupo desde 2013 e Astle, de Sandy, em Utah, havia sido convidado a treinar nesta temporada.

A emissora austríaca ORF disse que nenhum dos dois usava equipamento de emergência para avalanches.

O nível de perigo na montanha no momento foi avaliado em três, numa escala que vai até cinco, o que significa que havia um risco "considerável" de avalanche, de acordo com a agência de notícias austríaca APA.

Local em que avalanche matou dois esquiadores americanos em Solden, na Áustria - DANIEL LIEBL/EFE - DANIEL LIEBL/EFE
Imagem: DANIEL LIEBL/EFE