Topo

Após queda de 130 m, tetracampeão olímpico tem concussão e segue internado

Do UOL, em São Paulo

07/01/2015 15h36

A Federação Suíça de Esqui divulgou, nesta quarta-feira, informações sobre o estado de saúde do esquiador tetracampeão olímpico Simon Ammann, que sofreu grave acidente durante disputa de competição em  Bischofshofen, na Áustria. Após cair de cara depois de voo de mais de 130 m, ele não sofreu fraturas, mas segue internado com lesões graves, incluindo uma concussão.

"Simon Ammann sofreu concussão cerebral severa e graves contusões, porém nenhuma fratura", informou o órgão. "Permanecerá, até segunda ordem, no Hospital de Schwarzach e precisa de repouso absoluto para se recuperar totalmente de sua grave queda", diz o comunicado distribuído.

Ammann saltou 136 metros antes de aterrissar de forma desequilibrada na neve. Por alguns metros, tentou se manter de pé, mas o erro o levou direto à neve: caiu de frente e arrastou-se por alguns metros, com o rosto virado para a neve.

O saltador de 33 anos foi encaminhado a um hospital da região. O acidente foi registrado durante a etapa de Bischofshofen do Torneio dos Quatro Trampolins, tradicional competição de esqui realizada em quatro cidades - duas alemãs, duas austríacas.

Simon é considerado esquiador extremamente experiente e um dos grandes campeões da modailidade: tem quatro medalhas de ouro olímpicas, duas nos Jogos de Salt Lake City, em 2002, e duas na edição de Vancouver, em 2010. Nesta terça, terminou com a 17ª colocação, enquanto que a vitória ficou com o austríaco Stefan Craft, seguido do também austríaco Michael Hayboeck e o esloveno Peter Prevc.