Topo

"Espero representar os EUA na Olimpíada, e não Trump", diz estrela do esqui

A esquiadora norte-americana Lindsey Vonn - AFP PHOTO / DON EMMERT
A esquiadora norte-americana Lindsey Vonn Imagem: AFP PHOTO / DON EMMERT

Do UOL, em São Paulo

08/12/2017 17h03

Mulher mais vencedora da história do esqui, com 77 títulos em etapas da Copa do Mundo da modalidade, Lindsey Vonn foi mais uma atleta a comprar briga com Donald Trump. Em entrevista ao canal CNN, na noite desta quinta-feira (7), a estrela disse não se sentir representada pelo presidente dos Estados Unidos.

"Espero representar o povo norte-americano, e não o presidente", atacou Vonn. "Eu levo os Jogos Olímpicos muito a sério, e o que ele significa e representa quando se desfila com a nossa bandeira na cerimônia de abertura. Eu quero representar bem o nosso país. Não acredito que tenha pessoas no governo fazendo isso atualmente."

Aos 33 anos, a esquiadora se prepara para os Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, na Coreia do Sul, em fevereiro de 2018. Caso conquiste medalhas, ela descartou aceitar o convite caso fosse chamada para visitar a casa Branca, cerimônia tradicional com o chefe de Estado para homenagear esportistas de destaque do país, por não se identificar com a política imposta por Trump.

"Absolutamente, não. Eu preciso vencer para ser convidada, então eu não iria", ressaltou.

Vonn obteve duas medalhas olímpicas na carreira, um ouro (Downhill) e um bronze (Super-G), na edição de Vancouver, em 2010. No entanto, ela não participou dos Jogos de Sochi, em 2014, por conta de lesão.