Topo

Esquiador de 19 anos é o 2º brasileiro a carimbar vaga nos Jogos de Inverno

O esquiador brasileiro Michel Macedo  - Arnt Folvik for YIS/IOC
O esquiador brasileiro Michel Macedo Imagem: Arnt Folvik for YIS/IOC

Do UOL, em São Paulo

28/12/2017 18h39

O esquiador cearense Michel Macedo, de 19 anos, é o segundo brasileiro a garantir classificação para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2018, em fevereiro, na cidade de PyeongChang, na Coreia do Sul. Ele obteve vaga na categoria Ski Alpino.

Natural de Fortaleza, mas radicado no estado norte-americano do Oregon, Macedo participa com destaque de competições regionais e registra um Top 15 nos Jogos Olímpicos da Juventude em Lillehammer, em 2016, o melhor resultado brasileiro na modalidade em eventos de porte olímpico.

Ele já subiu ao pódio em nove provas internacionais válidas pela Federação Internacional de Esqui (FIS, sigla em inglês), e nos últimos 12 meses quebrou quatro dos cinco recordes nacionais de Ski Alpino.

"A sensação da classificação é muito emocionante. É legal porque finalmente posso ver o meu esforço e trabalho começarem a se revelar. Estou bem emocionado por essa classificação para os meus primeiros Jogos Olímpicos”, disse o esquiador.

“O Michel tem se destacado desde as categorias de base pelo talento e pela dedicação, e caminha de forma consistente para se tornar um dos melhores atletas brasileiros da modalidade. A primeira classificação para os Jogos Olímpicos com apenas 19 anos vai ser muito importante para o seu desenvolvimento e a sua carreira”, pontuou Pedro Cavazzoni, CEO da Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN).

Antes de Macedo, a patinadora Isadora Williams havia sido a primeira atleta do Brasil a obter a vaga olímpica. Os Jogos de Inverno de PyeongChang serão disputados entre 9 e 25 de fevereiro.