Esporte

Holandesa conquista ouro paraolímpico dois meses após retirada de câncer

AP Photo/Ng Han Guan
A holandesa Bibian Mentel-Spee conquistou o ouro no snowboard em PyeongChang Imagem: AP Photo/Ng Han Guan

Do UOL, em São Paulo

12/03/2018 17h38

Em uma competição com centenas de histórias inspiradoras de superação, Bibian  Mentel-Spee é sem dúvida uma personagem especial. Nesta segunda-feira (12), a holandesa de 45 anos sagrou-se bicampeã paraolímpica no snowboard ao vencer a prova de cross nos Jogos de PyeongChang, na Coreia do Sul. A conquista ocorreu cerca de dois meses depois de passar por cirurgia para a retirada de um câncer.

Em julho de 2017, exames detectaram que Bibian tinha tumores no pescoço, no esôfago e nas costelas. "Descobri que minha vértebra C6 estava 40% tomada pelo câncer. Passei por 48 sessões de terapia com radiação", revelou a atleta ao canal de TV britânico BBC. 

Ela retomou os treinos, mas em dezembro precisou ser operada às pressas para retirar o tumor no pescoço. "Minha vértebra estava em colapso por causa do câncer e da radiação. Disseram-me que, se não passasse por cirurgia, eu ficaria paralisada porque meu pescoço iria quebrar", contou Bibian. Foram duas intervenções, antes do Natal e no dia 3 de janeiro. Ela teve exatas três semanas de treinos até a estreia em PyeongChang.

O câncer foi o motivo que transformou a holandesa em atleta paraolímpica. Ela era snowboarder olímpica e brigava por vaga nos Jogos de Sall Lake City, em 2002, quando descobriu um tumor maligno nos ossos, que provocou a amputação da perna direita abaixo do joelho.

Na final do snowboard cross, modalidade na qual conquistou dois títulos mundiais (2015 e 2017), Bibian Mentel-Spee venceu a compatriota Lisa Bunschoten.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está fechada

Não é possivel enviar comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo