Técnico da Espanha monta time totalmente ofensivo por vitória no adeus

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em Curitiba

Será a despedida da campeã Espanha da Copa do Mundo. E poderá ser também o adeus do técnico Vicente Del Bosque, que colocou a seleção nacional no topo do mundo em 2010, na África do Sul. E após as duas derrotes, contra Holanda e Chile, o treinador mostra que deverá entrar em campo contra a Austrália, segunda-feira, em Curitiba, com time completamente ofensivo. E sem Xavi, mais uma vez.

O treino da seleção espanhola neste sábado, no CT do Caju, do Atlético-PR, em Curitiba, teve quatro fases. Na primeira, dez jogadores de linha apareceram sem coletes, e fizeram aquecimento misturados com outros dez com coletes. Aquilo que parecia uma formação titular causou dúvidas, tamanha a ofensividade. Depois, o grupo foi dividido em três partes e, mais tarde, a primeira divisão apareceu novamente para um treino de troca de passes, apenas entre aqueles que não vestiram os coletes.

Iker Casillas, Cesar Azpilicueta, Sergio Ramos, Javi Matinez e Jordi Alba; Xabi Alonso, Andrés Iniesta e David Silva; Pedro, Diego Costa e Fernando Torres. Assim foi a formação, preservada para a última fase do treino, em um coletivo em campo reduzido. Em relação à derrota contra o Chile, por 2 a 0, sai o volante Sergio Busquets e entra o atacante Fernando Torres. As tarefas defensivas do meio de campo ficam concentradas no tão criticado Xabi Alonso, apenas. No final da movimentação, Fàbregas entrou no lugar de Xabi Alonso.

Após a derrota para a Holanda, na desastrosa estreia contra o time comandado por Louis Van Gaal, a seleção espanhola se perdeu. Um dia depois Xabi Alonso e Cesc Fàbregas, peças importantíssimas do elenco, foram a público e disseram que Del Bosque deveria desistir do tiki-taka, estilo de jogo que é patrimônio espanhol desde 2008, que tem os passes curtos e a posse de bola como princípios, e Xavi como seu principal personagem. O técnico discordou, mas tirou Xavi do time.

Agora, se mantiver para segunda-feira o que treinou neste sábado naturalmente o time será mais direto. Perde a saída e a retenção de Busquets, e ganha alternativas para finalizar mais. Será obrigatório fazer a bola chegar mais vezes a Diego Costa e Torres.

E pelo que foi feito no coletivo, parte final do treino, o desenho, pelo menos, será semelhante. Xabi Alonso como primeiro volante, fazendo a saída de bola à frente de Javi Martinez e Sergio Ramos. Andrés Iniesta, agora, como segundo volante. Como era Xavi. No setor ofensivo, David Silva centralizado, com Pedro na ponta direita e Torres na esquerda. Diego Costa se mantém como referência.

A Austrália, já eliminada, jogará sem o principal astro, o meia veterano Tim Cahill, que marcou golaço contra a Holanda mas foi suspenso pelo segundo cartão amarelo ao fazer falta que hospitalizou o zagueiro Bruno Martins Indi.

Piqué sente lesão na coxa e abandona treino da Espanha

O zagueiro Gerard Piqué, do Barcelona, sentiu dores no músculo adutor da coxa e foi obrigado a abandonar o treinamento da seleção da Espanha, neste sábado, em Curitiba. Com a lesão, ele vira dúvida para o jogo de segunda-feira, contra a Austrália.

"Gerard Piqué teve que sair do treino por causa de dores", explicou a Federação Espanhola (RFEF) em seu site oficial.

Outra baixa nas atividades deste sábado foi o goleiro De Gea, que também sofre com uma lesão muscular.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos