México supera novo erro de juiz, vence a Croácia e vai pegar a Holanda

Do UOL, em São Paulo

O México precisou superar não apenas os jogadores da Croácia como também mais um erro incrível de arbitragem para garantir sua vaga nas oitavas de final da Copa. A vitória por 3 a 1 fez justiça à boa atuação no segundo tempo e só não foi maior porque o árbitro Ravshan Irmatov, do Uzbequistão, não marcou um pênalti claro quando o jogo estava empatado.

Os mexicanos reclamaram muito, mas, conscientes de sua superioridade, não demoraram para construir sua vitória, incontestável. Os europeus fizeram sua pior atuação na Copa, justamente no jogo mais decisivo. Em segundo do grupo, os latinos ficaram atrás do Brasil no saldo de gols e enfrentarão a Holanda, no Castelão, domingo que vem. É a sexta vez consecutiva que a seleção consegue avançar ao mata-mata. Os croatas voltam para casa.

As fases do jogo: Mesmo precisando da vitória para avançar sem depender do jogo do Brasil, a Croácia começou a partida com o freio de mão puxado e se ressentiu de um melhor desempenho do Luka Modric, escondido na marcação mexicana. O lance mais agudo, porém, foi um forte chute de Herrera que carimbou o travessão de Pletikosa aos 15min do primeiro tempo. Sem conseguir furar a defesa rival, os dois times apostaram em chutes de fora da área, que, quase sempre, saíam sem direção.

No segundo tempo, a Croácia voltou ainda pior e permitiu o domínio mexicano, que fez três gols com uma facilidade incrível, principalmente com as mudanças que Miguel Herrerar fez na equipe. Cada gol mexicano deixava os croatas ainda mais perdidos. No final, os europeus ainda diminuíram, mas já não havia tempo nem força para a virada.

O melhor: Chicharito – O atacante saiu do banco e mudou o jogo em favor do México. O time assumiu uma postura ativa no jogo após a entrada de seu craque, que teve participação ativa no segundo gol e ainda fez o terceiro, de cabeça.

O pior: Olic – O atacante esteve apagado e não repetiu as boas atuações dos primeiros jogos. Ele saiu substituído na etapa final.

A chave do jogo: o apagão na defesa da Croácia. Na metade do segundo tempo, a defesa croata parou de funcionar. Os mexicanos aproveitaram e concluíram bem todas as oportunidades que criaram. Os três gols saíram em um intervalo de dez minutos.

Toque dos técnicos: Miguel Herrera conseguiu repetir o mesmo time nos três jogos da Copa, uma raridade no torneio, mas a formação que deu certo foi a com Chicharito Hernandez, que entrou no meio do segundo tempo e imprimiu mais dinâmica ao setor ofensivo.

Para lembrar:

México em casa. Mais uma vez, os mexicanos fizeram uma festa incrível no Brasil ao dominarem a Arena Pernambuco. O apoio começou no hino cantado à capela e persistiu na partida com a canção "Cielito lindo".

Gritos homofóbicos persistem. A torcida mexicana repetiu os gritos de "puto" nos tiros de meta e escanteios da Croácia. A provocação, que tem conotação homofóbica, havia sido alvo de investigação da Fifa, que ameaçou  punir a seleção mexicana, mas voltou atrás.

Mais um erro de arbitragem. Quando o México fazia pressão, Chicharito chutou e o lateral Srna espalmou a bola, de braços abertos, dentro da área. Os mexicanos se desesperaram pedindo pênalti, mas o juiz ignorou. Foi o terceiro erro da arbitragem nessa Copa contra o México, que teve dois gols mal anulados na estreia.

Croácia cai pelos mesmos algozes. A eliminação da Croácia de Copas pelas mãos de mexicanos e brasileiros não é novidade. Em 2002, a seleção perdeu para o México na estreia e não passou da primeira fase. Em 2006, os croatas também saíram precocemente do Mundial após sucumbirem diante do Brasil.

CROÁCIA 1 X 3 MÉXICO

Croácia: Pletikosa; Srna, Corluka, Lovren e Vrsaljko (Kovacic); Modric, Rakitic e Pranjic (Jelavic); Perisic, Olic (Rebic) e Mandzukic
Técnico: Niko Kovac

México: Ochoa; Maza Rodríguez, Rafa Márquez e Héctor Moreno; Aguilar, José Vázquez, Herrera, Guardado (Fabián)e Layún; Giovani dos Santos (Chicharito) e Oribe Peralta (Carlos Peña)
Técnico: Miguel Herrera

Data: 23/06/2014 - 17h (de Brasília)
Local: Arena Pernambuco (São Lourenço da Mata)
Árbitro: Ravshan Irmatov (Uzbequistão)
Auxiliares: Abduxamidullo Rasulov e Bakhadyr Kochkarov (Uzbequistão)
Cartões amarelos: Rakitic (Croácia), Rafa Marques, Vásquez (México)
Cartão vermelho: Rebic (Croácia)
Gols: Rafa Marques, aos 26min, Guardado aos 30min, Chicharito aos 36min (México) e Perisic aos 41min (Croácia) do 2º tempo

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos