Agora "humilde", técnico croata admite México melhor e quer ficar no cargo

Carlos Madeiro

Do UOL, no Recife

Um dia após dizer que os mexicanos poderiam "tremer os joelhos" contra os croatas, o técnico Niko Kovac adotou um discurso de humildade e reconheceu a superioridade do México na vitória por 3x1 sobre a Croácia, na noite desta segunda-feira (23), na Arena Pernambuco. O resultado eliminou os crotas e classificou os mexicanos. 

"Eles mereceram a vitória levando em conta os 90 minutos. Só acho que a diferença de gols foi grande, um [de diferença] seria justo. É a vida. Já disse que esse grupo era difícil, Brasil e México eram os favoritos. A vida continua. Até logo, Brasil", disse.

Ao ser questionado sobre se as declarações dadas na coletiva do dia anterior a partida teriam servido de incentivo aos mexicanos, Kovac se esquivou e negou ofender os mexicanos. "Não me lembro dizer qualquer coisa que ofendesse. Não é da minha índole. Vocês me interpretaram errado. Se não tenho direito de ser otimista, de ter esperança, então vamos parar por aqui", finalizou.

Para o treinador, o problema do seu time ocorreu a partir do segundo tempo, quando uma mudança tática fez a equipe perder o duelo no meio de campo. "No primeiro tempo, adotamos um 4-3-3 porque queríamos controlar o meio do campo, tivemos sucesso. Mas no segundo tempo, mudamos porque tínhamos ganhar. Voltamos para o 4-2-3-1 e perdemos o controle. E eles são muito perigosos na bola aérea", explicou.

Kovac acredita que primeiro gol definiu o jogo, já que o time passou a se expor mais em busca da virada. "Tentamos inverter a situação, correr atrás do resultado. E isso significou que tínhamos que que marcar dois, e ficamos abertos e eles liquidaram a partida. É assim que acontece no futebol. Meus jogadores fizeram de tudo, não posso critica-los", afirmou.

O técnico ainda disse que espera permanecer no cargo, mesmo após a eliminação precoce na Copa. "Meu contrato com a federação continua. Não sei o porquê de não seguir. Talvez se as coisas tivessem ido melhor no primeiro jogo, mas não quero aprofundar o assunto. Precisamos analisar o que temos melhorar no nosso desempenho e chegar a uma conclusão. Tivemos um excelente progresso nos últimos seis meses", disse.

Sobre o duelo entre México e Holanda nas oitavas-de-final, Kovac diz que vê vantagem extra-campo mexicana: a torcida que vem lotando estádios . "Acredito que o México tem vantagem pela torcida que eles terão no estádio. Isso é uma grande vantagem. Mas a Holanda joga bem, venceu todos os jogos. Temos de esperar", finalizou.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos