Jogo da Copa turbina "prato da vitória" em restaurantes japoneses de Cuiabá

Guilherme Costa

Do UOL, em Cuiabá (MT)

  • Best Photo Agency & C / Pier Gia

    Pais do meia Endo, que defende a seleção japonesa, comeram katsudon no almoço de segunda-feira; Vai funcionar?

    Pais do meia Endo, que defende a seleção japonesa, comeram katsudon no almoço de segunda-feira; Vai funcionar?

Ser supersticioso é da natureza de qualquer torcedor. As manias e crenças se manifestam de diferentes formas, em diferentes momentos, sobretudo antes de jogos mais importantes. Na véspera de uma partida que vale sobrevivência na Copa do Mundo, então, isso aflora com mais força. Em Cuiabá, a preocupação dos japoneses pode ser medida pela venda de um prato: o katsudon.

Servido em uma tigela, o katsudon tem base de arroz coberta por ovos, cebola, molho e carne de porco empanada. Há diferentes versões para a origem do prato, mas todas remontam ao início do século 20.

"O katsudon tem sonoridade próxima do verbo que significa vitória. Japoneses confiam muito no espírito da palavra. Como a sonoridade é a mesma, eles consomem na véspera de qualquer ocasião decisiva. Antes de provas, também", contou Taís Marie Veta, que trabalha no restaurante Itiban.

Fundado em 1996, o Itiban é o primeiro restaurante japonês de Cuiabá. Também é o que usa cardápio mais tradicional entre os 18 que existem na cidade atualmente. "Houve um boom depois de a cidade ter recebido um festival japonês em 2011", contou Lúcio Kenji Yamamoto, filho dos proprietários da casa.

Na última segunda-feira, todos os japoneses que passaram pelo local pediram katsudon. Até a família do meio-campista Endo, 34, que faz parte da seleção que disputa a Copa de 2014.

Outros restaurantes japoneses de Cuiabá que servem o katsudon também relataram incremento nas vendas do prato. Principalmente para turistas oriundos do país asiáticos.

Em todos os restaurantes, a maior fatia de consumidores é formada por brasileiros. O sistema preferido por esse público é o rodízio, e os estrangeiros são mais afeitos à compra de pratos separados. Por isso é mais fácil medir a venda do katsudon.

A superstição dos japoneses deve-se à situação dramática do Japão na Copa. O time asiático somou apenas um ponto nas duas primeiras rodadas e jogará contra a Colômbia às 17h desta terça-feira (horário de Brasília), em Cuiabá. Para avançar, os nipônicos precisam vencer e contar com um resultado favorável no duelo entre Costa do Marfim e Grécia.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos