Topo

Japonês de R$ 180 mi diz que foi contratado por ser fenômeno do YouTube

JOSE SENA GOULAO / EFE
Imagem: JOSE SENA GOULAO / EFE

Do UOL, em São Paulo

10/09/2014 06h00

Classificação e Jogos

Junya Tanaka é um atacante japonês de 27 anos contratado para esta temporada Sporting Lisboa, de Portugal. Ao desembarcar na Europa, o jogador chamou a atenção por conta do alto valor de sua multa rescisória: 60 milhões de euros (cerca de R$ 180 milhões). A explicação para cifras tão altas pode estar no principal site de compartilhamentos de vídeos do mundo.

"Suponho que os olheiros do Sporting viram os meus gols no YouTube antes de fechar a minha contratação. Ali eu pareço um fenômeno", tentou justificar Tanaka, em entrevista para a revista Soccer Digest.

"Sou um atacante que tem no chute, e no chute de longa distância, a característica mais importante. Acho que os vídeos do YouTube resumem bem o meu estilo", apresentou-se.

Apesar de se vangloriar por seus feitos na internet, a última temporada de Tanaka pelo Kashiwa Reysol foi bastante comum: foram 11 gols em 32 jogos pelo Campeonato Japonês, número bastante inferior ao artilheiro do torneio, Okubo, que marcou 26 vezes.

Os números medianos afastaram Tanaka da seleção japonesa que disputou a Copa do Mundo - o atacante, aliás, disputou apenas duas partidas com a camisa do seu país.

Sobre a adaptação em Portugal, Tanaka se diz satisfeito e empenhado em aprender a falar português e repetir os gols que marcou durante a pré-temporada.

"Estou me dando bem neste contato inicial, danço no vestiário, canto e entro nas brincadeiras. O problema é quando temos de falar a sério. Aí fica difícil. Mas estudo todos os dias para aprender português. Mas meu trabalho é marcar gols. Aqui, em Portugal, os golos valem muito", resumiu.
 
Veja os gols do 'fenômeno' Tanaka que estão na internet: