Topo

Rafael Reis

Adversária na Copa, Sérvia já entrou em briga com o Brasil por zagueiro

Rafael Reis

03/12/2017 04h30

Última adversária do Brasil na fase de grupos da Copa-2018, a Sérvia já chegou a disputar um jogador com a seleção pentacampeã mundial.

Ex-jogador do São Paulo e atualmente no Torino (ITA), o zagueiro Lyanco Vojnovic defendeu as duas nas seleções de base.

Neto de um sérvio que fugiu da Europa durante a Segunda Guerra Mundial, na década de 1940, e encontrou refúgio em Franca, no interior do estado de São Paulo, o defensor foi descoberto pela comissão técnica da terra de sua família paterna no final de 2015.

No começo do ano seguinte, Lyanco foi convocado para defender a seleção sérvia sub-19 e participou de três jogos oficiais da fase preliminar do Campeonato Europeu da categoria –foi titular contra Dinamarca, França e Montenegro.

Mas ainda em 2016, sua história teve uma reviravolta. O zagueiro foi convencido pela CBF a defender o Brasil e vestiu a amarelinha em amistosos e no Sul-Americano sub-20, disputado entre janeiro e fevereiro deste ano.

Segundo o regulamento da Fifa, a escolha de Lyanco ainda não é definitiva. Como já possuía a dupla cidadania no momento em que atuou por seleções de base, o jogador só assumirá uma nacionalidade definitiva quando disputar uma partida oficial pelo time adulto da Sérvia ou do Brasil.

Contratado do São Paulo na última janela de transferências por 7 milhões de euros (R$ 27 milhões), o zagueiro de 20 anos ainda vem tentando encontrar seu espaço no futebol italiano. Na atual temporada, Lyanco participou de apenas quatro partidas pelo Torino –três na liga nacional e uma na Copa.

Casos como o dele não são raros na Sérvia, que fazia parte da antiga Iugoslávia. Devido às inúmeras guerras enfrentadas pelo país durante o século 20, muitos dos seus cidadãos migraram para o exterior em busca de paz e melhores oportunidades de vida.

Pelo menos três jogadores que fizeram parte da mais recente convocação da seleção principal sérvia são frutos de histórias semelhantes à de Lyanco. O zagueiro Milos Veljkovic (Werder Bremen) e o atacante Aleksandar Prijovic (PAOK) nasceram na Suíça. Já o meia Sergej Milinkovic-Savic (Lazio) é natural da Espanha.

Todos eles podem aparecer na escalação da equipe que irá enfrentar o Brasil, no dia 27 de junho, em Moscou. Suíça e Costa Rica são as outras integrantes do Grupo E da Copa do Mundo-2018.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– Neymar incorpora espírito "showman" e dribla 74% mais no PSG
– Por onde andam os jogadores campeões da Libertadores-1995 pelo Grêmio?
– 7 reforços brasileiros para seu time resgatar da China em 2018
– 1º brasileiro campeão da Copa vestia azul e era filho de presidente da Lusa

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.