Topo

Bala na Cesta

Bauru coroa trabalho de longo prazo com título do NBB contra o Paulistano

Fábio Balassiano

17/06/2017 16h20

Acabou há instantes um dos NBB's mais emocionantes de todos os tempos. E com campeão inédito. Jogando em Araraquara no Ginásio Gigantão lotado (5 mil pessoas), Bauru comandou as ações desde o começo, fez 92-73 contra um bravo time do Paulistano, virou outra série saindo de 0-2 e conquistou o troféu pela primeira vez na sua história (em 2002 também venceu, mas ainda era o Nacional da CBB). Melhor em quadra, Alex foi o cestinha, chega a seu quarto caneco e recebe o MVP das finais.

A conquista bauruense coroa um trabalho de longo prazo de uma cidade que ama e abraça o basquete. O time, presente em todas as edições do NBB, mudou de patamar três temporadas atrás, quando recebeu enorme aporte financeiro, teve dois vice-campeonatos (2015 e 2016), perdeu três titulares do campeonato anterior para este, virou a chave (conforme disse aqui) e agora sagra-se campeão com inteira justiça. Mérito de uma diretoria competente, de uma comissão técnica brilhante liderada por Demétrius e por atletas fantásticos como, principalmente, Alex, Leo Meindl (23 pontos hoje) e Jefferson.

Vale também falar de um baita personagem deste sábado. Papai na madrugada, Gegê, que optou por acompanhar o nascimento de sua primeira filha em Araraquara, e não em Curitiba, onde ela nasceu, conquistou o quinto troféu consecutivo, tornando-se recordista de títulos da história do NBB ao lado de Marcelinho Machado. Ele conquistou quatro com o Flamengo e este agora por Bauru.

Bauru começou o jogo muito bem no ataque, mas relapso na defesa. Permitia chutes livres do Paulistano e o domínio dos rebotes ofensivos por parte do pivô Renato. Melhor em quadra, o gigante do time da capital conseguia equilibrar a partida proporcionando segundas chances para seus companheiros. Ele teve 4 ofensivos e permitiu que seu time se mantivesse perto do placar. No final do primeiro tempo, os mandantes tinham 44-37 com 5 atletas com 6+ pontos 55% nas bolas de dois pontos.

No segundo tempo, Bauru dominou o Paulistano completamente. Vendo o rival com um ataque totalmente estático, travado e com suas peças de perímetro totalmente fora de jogo (exceção a Eddy), o veterano Alex, sublime como sempre, anotou 11 pontos, deu 2 assistências e comandou o período que terminou em 67-53 (parcial de 23-16).

Os dez minutos finais começaram com nova bola de três pontos de Alex, o Brabo, disparado o melhor na quadra e um atleta espetacular. O jovem time da capital de São Paulo foi sentindo o golpe, na metade do quarto final a vantagem bauruense chegou a 21 pontos e no final o placar marcou 92-73 para Bauru, o novo campeão do NBB.

A festa linda e emocionante no ginásio em Araraquara coroou o título mais que merecido para Bauru, não? Comente você também!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.