Topo

Saída de Rede

MVP na Turquia, Natália encabeça a fila de brasileiros campeões pelo mundo

João Batista Junior

22/05/2017 06h00

Natália conquistou dois títulos pelo Fenerbahçe na temporada (fotos: CEV)

No balanço da temporada de clubes 2016/2017, o vôlei brasileiro contabilizou no cenário internacional o troféu erguido pelo Rexona-Sesc de campeão sul-americano em Uberlândia e as duas conquistas do Sada Cruzeiro – vencedor do torneio continental em Montes Claros e do Mundial de Betim.

No entanto, abrindo o leque de conquistas, é possível encontrar atletas brasileiros campeões principais ligas de voleibol mundo afora. Destaque para Natália, MVP das finais na Turquia, e Dante, maior pontuador da decisão na Grécia.

Curta o Saída de Rede no Facebook
Siga o @saidaderede no Twitter

Embora não tenha chegado ao Final Four da Liga dos Campeões e não tenha disputado o Mundial de Clubes, a temporada de Natália foi das mais vitoriosas. Jogando ao lado ao lado da craque sul-coreana Kim Yeon Koung na entrada de rede do Fenerbahçe, a brasileira conquistou os títulos da Copa da Turquia e da liga turca. No campeonato nacional, inclusive, a atacante a campeã olímpica em Londres 2012 foi eleita a melhor jogadora da série final contra o Galatasaray, quando marcou 49 pontos na soma no triplo 3-0 imposto por sua equipe no playoff (média de 5,44 pontos por set).

Lipe em ação pelo Halkbank na Liga dos Campeões

Outro campeão olímpico pelo Brasil que comemorou título na Turquia foi o ponteiro Lipe, que foi recentemente repatriado pelo Sesi. O autor do ponto que decidiu os Jogos do Rio 2016 não teve uma temporada fácil na Europa, já que não conseguiu se firmar no sexteto titular do Halkbank e seu time foi eliminado da Champions League ainda na fase de grupos, com apenas uma vitória em seis partidas. Contudo, no campeonato nacional, chegou à decisão e bateu o Arkas Spor, dos também brasileiros Maurício Borges e João Paulo Bravo, por 3 jogos a 1.

Joycinha (11) foi um dos destaque do Bursa Sehíd na temporada

Ainda na Turquia, se a meio de rede Thaisa – que sofreu bastante com lesões nos últimos meses – pôde comemorar o título mundial em outubro, com o Eczacbasi VitrA, a oposta Joycinha, pelo Bursa Sehíd, de orçamento bem mais modesto do que o do trio de gigantes do vôlei local, conquistou a Challenge Cup, terceira competição interclubes mais importante da Europa. Na decisão contra o Olympiacos, da Grécia, a brasileira anotou 21 pontos na vitória em sets diretos de sua equipe. Na liga turca, a atacante terminou como maior pontuadora da competição em números absolutos (538 acertos) e a segunda na média de pontos por set (5,12), atrás apenas de Ting Zhu, do VakifBank, com 5,2.

Pelo PAOK, Dante encara bloqueio duplo (foto: Divulgação/liga grega de voleibol)

Na Grécia, o ponteiro campeão olímpico Dante levantou o título do campeonato nacional pelo PAOK, numa final em melhor de cinco decidida em 3 jogos a 2 contra o Olympiacos. Na última partida, o medalhista de ouro em Atenas 2004, que completa 37 anos em setembro, foi o maior anotador em quadra, com 23 acertos e sua equipe por 3 a 1.

Fabíola e Mari Paraíba: título previsível na Suíça (reprodução/Facebook)

Seguindo a tradição suíça, o Volero Zürich conquistou mais uma vez o campeonato nacional, o que representou seu oitavo título no país. Mesmo lesionada, a levantadora Fabíola esteve presente à (previsível) festa no pódio depois do jogo final. A outra brasileira no elenco é a ponteira Mari Paraíba.

Quem também comemorou título na temporada foi a ponta Samara. Na Romênia, o Voley Alba Blaj obteve a segunda melhor campanha na fase classificatória e foi o primeiro colocado no hexagonal decisivo. Além disso, o time se sagrou campeão da copa local.

Levi Alves Cabral luta contra bloqueio do Trentino na final da Copa CEV

Se o troféu da liga francesa passou longe da galeria do Tours, que caiu nas quartas de final do nacional, o da Copa CEV compensou essa frustração. O segundo maior torneio europeu interclubes foi conquistado pela equipe do brasileiro Levi Alves Cabral, que venceu o Diatec Trentino na decisão – 3 sets a 1 e 15-13 no Golden Set. O ponteiro carioca, que já jogou no vôlei universitário norte-americano. marcou 17 pontos na final e frustrou o time do levantador Giannelli, do central Sebastian Sole e dos pontas Filippo Lanza e Tine Urnaut.

Louise Zigler (1) foi campeã alemã pelo Schweriner (reprodução/Facebook)

Na Bundesliga, a atacante de entrada de rede Louise Souza Ziegler também foi campeã. Na final do campeonato alemão, o Schweriner venceu o Stuttgart por 3 jogos a 0.

Na Península Ibérica, o Benfica, com o levantador Vinhedo e o ponteiro Rapha, conquistou a liga portuguesa, enquanto o Ca'n Ventura Palma, na Espanha, do ponta Guilherme Hage, bateu o Almería e ganhou o nacional.

Bolívar, de Piá, se sagrou campeão argentino

Completando o giro, na Argentina, o ponteiro Piá foi campeão da liga nacional com o Personal Bolívar, vice-campeão sul-americano em fevereiro. Na decisão do campeonato argentina, sua equipe venceu a UPCN por 3 jogos a 2, com um 3-0 no jogo 5 – dez pontos anotados pelo brasileiro.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede