Topo

Bala na Cesta

Cavs bate recordes, tira a invencibilidade do Warriors e prorroga final da NBA

Fábio Balassiano

10/06/2017 00h55

O Golden State Warriors queria comemorar o título na casa do Cleveland. O Cavs não abriu a menor possibilidade para isso. Colecionando um recorde atrás do outro, o time de Ohio fez 137-116, venceu o jogo 4, tirou a invencibilidade do rival no playoff, diminuiu o prejuízo nas finais para 1-3 e prorrogou a decisão da NBA. O quinto duelo entre os times acontecerá em Oakland na segunda-feira. Em mais uma atuação exuberante, LeBron James obteve 31 pontos, 10 rebotes e 11 assistências, conseguiu o seu nono triplo-duplo nas finais e superou Magic Johnson, o antigo detentor desta marca (8). Outro que brilhou foi Kyrie Irving, cestinha e brilhante na noite com 40 pontos.

Independente do que aconteça no próximo (ou próximos) jogo(s), dá pra dizer que pela primeira vez o Cleveland jogou como todos esperavam. Marcando muito bem, tendo seus arremessadores com a mão afiada e tirando o Warriors de sua zona de conforto (a dos chutes longos). É óbvio que o Golden State entrou mais relaxado com o 3-0 que tinha em mãos, mas o Cavs não tinha nada a ver com isso, fez o seu papel e jogou um pouquinho de pressão pro outro lado.

O jogo começou e o recado estava claríssimo. O Cleveland estava pegando fogo. Abriu 19 pontos de cara, fez 49-33 no primeiro período e anotou a maior marca de pontos em qualquer quarto da história dos playoffs da NBA. Naquela altura dos acontecimentos o Warriors estava completamente nas cordas, e o Cavs voando absurdamente.

O panorama não mudou muito nos 12 minutos seguintes, com o Warriors precisando acelerar, mas desperdiçando bolas demais (9) e abrindo espaços para o Cleveland aumentar a diferença. No final do primeiro tempo, 86-68 pros donos da casa, que atingiram também a maior marca dos playoffs em um primeiro tempo que contou com 67 pontos do trio formado por LeBron James, Kyrie Irving e Kevin Love (um a menos que TODO time do Warriors). Não fosse o bastante, a equipe de Ty Lue cravou 13 bolas de 3 pontos, também um recorde histórico do mata-mata. Para vocês terem uma noção do tamanho absurdo que são estes 86 pontos, são 3,5 pontos por minuto, um verdadeiro surrealismo.

No segundo tempo quem chamou mesmo atenção foi a arbitragem, uma das piores que eu já vi em finais de NBA. Inverteu faltas, irritou jogadores, técnicos e torcedores, confundiu a todos quando apitou falta técnica em Draymond Green (seria a segunda, a da expulsão, mas a primeira, marcada contra o camisa 23 do Warriors na verdade foi adicionada ao técnico Steve Kerr) e viu os ânimos se exaltarem loucamente quando Zaza Pachulia e Iman Shumpert disputaram uma bola no chão e quase se engalfinharam. Na quadra, com a bola quicando, nada de muito diferente. O Cavs continuou atacando como nunca, chegou a 24 bolas de três no final do período (recorde da NBA em mata-mata), manteve a diferença na casa dos 20 pontos e foi pros 12 minutos derradeiros com 115-96 de frente.

O Golden State ainda tentou reagir no quarto período, abriu 6-0 logo de cara e viu a margem cair para 11, mas aí LeBron James voltou e o Cleveland controlou o jogo até o final, vencendo por 137-116, tirando a invencibilidade do Warriors nos playoffs e forçando a quinta partida. Pro torcedor do Cavs, vale lembrar do ano passado, quando no quinto duelo na Califórnia o placar da série marcava o mesmíssimo 3-1 de agora – e todos sabemos como a história terminou…

Agora é esperar segunda-feira pra saber se o Cleveland prorroga ainda mais essa decisão ou se o Golden State comemora o segundo título em três anos.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.