Topo

Saída de Rede

Brasil supera erros excessivos no ataque e estreia com vitória em torneio amistoso

Carolina Canossa

06/06/2017 15h59

Medrzyk foi bem contra o Brasil, mas não pôde evitar a derrota polonesa (Fotos: Divulgação)

Principal passo na preparação para o Grand Prix 2017, o torneio amistoso de Montreux começou nesta terça-feira (6) com uma atuação irregular da seleção brasileira feminina de vôlei. Diante de uma Polônia desfalcada de suas principais jogadoras, a central Tokarska e a oposta Tomsia, a equipe de José Roberto Guimarães venceu por 3 sets a 1, parciais de 25-20, 21-25, 25-23 e 26-24.

Assim como havia acontecido nos amistoso contra a República Dominicana em Manaus, Zé iniciou a partida com Roberta, Tandara, Natália, Drussyla, Carol, Adenízia e Suelen, sinalizando que esse é o time que pensa manter por boa parte da temporada – para o segundo duelo contra as caribenhas, em Belém, Léia (dispensada posteriormente para resolver problemas pessoais) havia começado como líbero, enquanto Rosamaria substituíra Drussyla. Ao longo do jogo de hoje, Amanda também ganhou sua maior oportunidade até o momento, justamente no lugar da atleta do Sesc-RJ.

Três pontos positivos e três negativos do começo da temporada da seleção feminina

Calendário provoca racha e times masculinos podem criar liga independente ainda este ano

E o que se viu foi um replay das falhas já apresentadas na Região Norte: fundo de quadra deficiente (Suelen é muito ágil na defesa, mas ainda se complica na recepção), ponteiras instáveis e dificuldade para a virada sem o passe A. Isso, diante de um time com grande poder de bloqueio e duas atacantes inspiradas (a ponteira Medrzyk e a oposta Smarzek) quase complicou a equipe verde-amarela neste primeiro jogo em território suíço.

Cansada de uma longa temporada na Turquia, Natália ainda apresenta dificuldades nas ações ofensivas

Em que pese o momento da temporada demandar paciência de imprensa e torcedores, preocupa a dificuldade apresentada pela seleção feminina no ataque. Até o momento, somente Tandara tem obtido um desempenho satisfatório neste sentido, mas não convém expor excessivamente as armas ofensivas da oposta/ponteira em jogos que não valem nada. A novata Edinara também foi bem quando esteve em quadra, deixando-me curiosa: poderia ela e Tandara jogarem ao mesmo tempo? Como o momento é de testes, vale a tentativa.

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

No fim, as brasileiras fizeram prevalecer sua maior capacidade técnica e saíram com a vitória de quadra. Dos 97 pontos da seleção na partida, 56 foram de ataque (19 de Tandara, 12 de Natália, cinco de Amanda e quatro de Drussyla), mas o time cedeu 21 pontos em erros. Tratam-se de números aceitáveis para o momento, mas que obviamente demandam melhora.

Nesta quarta, às 16h15 (horário de Brasília), o desafio é contra uma seleção um pouco mais forte, a Alemanha, a partir das 16h15 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTv 2.

Em tempo: que arbitragem grotesca! Em ao menos dois lances, um para cada lado, o árbitro tailandês Nathanon Sowapark ignorou toques claros do bloqueio, marcando ataques diretos para fora. Jogadas interpretativas, como dois toques e conduções, também passaram incólumes…

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede