Topo

Saída de Rede

Polonês Bartman a caminho da Argentina

Sidrônio Henrique

24/06/2017 06h00

O atacante Zbigniew Bartman viveu seu auge na seleção polonesa de 2011 a 2013 (fotos: FIVB)

Um dos jogadores mais populares desta década, ainda que não atue pela seleção de seu país desde 2013, o ponta/oposto polonês Zbigniew Bartman, 30 anos, 1,98m, está prestes a vir jogar aqui do lado. O atacante deve assinar com o UPCN, da Argentina, segundo a mídia do país vizinho, informação confirmada pelo Saída de Rede com jornalistas poloneses. Ele iria para jogar na entrada de rede.

Siga @saidaderede no Twitter
Curta o Saída de Rede no Facebook

Bartman estava no Galatasaray, da Turquia, na temporada 2016/2017. Foi sua segunda passagem nessa liga, ele que jogou pelo Halkbank no período 2007/2008. O atleta atuou também, além da liga polonesa, na Itália, Rússia, China, França e Qatar.

Por seleção brasileira, líbero Suelen faz cirurgia bariátrica e perde 32 kg
Criticado, mas fundamental: entenda a importância de Maurício Borges para a seleção

Ponteiro de origem, com passagem pelo vôlei de praia nos tempos de juvenil, Zbigniew Bartman foi convocado pela primeira vez para a seleção adulta aos 22 anos, em 2009, época em que a equipe era treinada pelo argentino Daniel Castellani – agora novo treinador do Funvic Taubaté. Mas foi somente em 2011, quando o italiano Andrea Anastasi assumiu o cargo de técnico da Polônia, que Bartman ganhou mais espaço. De ponta reserva com pouca participação, ele foi deslocado para a saída de rede e virou titular. Sua popularidade disparou.

Desolado após a eliminação em Londres 2012, Bartman sentado ao lado do líbero Ignaczak

Alvo de críticas
Seu desempenho nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, foi considerado medíocre. A equipe, que chegou a capital inglesa com status de favorita, após conquistar a esvaziada Liga Mundial daquele ano, perdeu para a Bulgária e até para a Austrália na fase de grupos, o que lhe fez cruzar com a Rússia nas quartas de final, sendo eliminada em sets diretos. Bartman, que nunca havia sido unanimidade na entrada ou na saída de rede entre os comentaristas da modalidade, foi um dos principais alvos das críticas da imprensa polonesa – na Olimpíada ele foi oposto.

Como Anastasi seguiu no comando da seleção no ano seguinte, Zbigniew Bartman foi convocado mais uma vez. No entanto, depois da chegada do técnico francês Stephane Antiga em 2014, o atacante não teve mais chances. Com seu voleibol em decadência, já era esperado que não fosse considerado pelo novo treinador da Polônia, o italiano Ferdinando Di Giorgi, que assumiu o cargo este ano – o nome de Bartman não constou nem mesmo numa pré-lista com 62 atletas.

No auge da popularidade, quando era titular da seleção polonesa, de 2011 a 2013, ia constantemente a programas de TV e estrelava diversas campanhas publicitárias em seu país – de óculos a cerveja. Atualmente, com menos prestígio, ainda é convidado para talk shows.

O atleta polonês de 30 anos segue participando de programas de entrevistas (Reprodução/YouTube)

Mais estrangeiros na Argentina
A liga argentina vem tentando atrair mais estrangeiros. A partir da próxima temporada, o limite por equipe passa de dois para três jogadores nascidos fora do país. O UPCN soma seis títulos na competição, conquistados consecutivamente, de 2011 a 2016, mas perdeu a edição mais recente para o arquirrival Bolívar. O destaque do UPCN é justamente um estrangeiro, o oposto búlgaro Nikolay Uchikov, que joga pelo clube desde 2014. Outro que vem de fora é o central brasileiro Pedrão, que foi das categorias de base do Sada Cruzeiro e teve passagem pelo Montes Claros. Ele estava novamente no Sada na temporada encerrada em maio.

O Bolívar, que perdeu o oposto australiano Thomas Edgar, MVP da liga 2016/2017, para o voleibol japonês, o substituiu pelo brasileiro Théo (ex-Sesi e que jogou no UPCN no período 2013/2014). O ponta brasileiro Piá, outro que deixou o time, foi substituído pelo sérvio Milos Nikic, campeão europeu em 2011 e da Liga Mundial em 2016. O clube chegou a anunciar também a contratação do ponta francês Julien Lyneel, mas antes de assinar o contrato o jogador decidiu trocar o campeonato argentino pela curta, porém mais rica, liga chinesa.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede