Topo

Bala na Cesta

Acaba hoje? Warriors pode conquistar título da NBA nesta sexta-feira fora de casa

Fábio Balassiano

09/06/2017 06h10

Pode terminar hoje a temporada 2016/2017 da NBA. Em um dos playoffs mais mornos de todos os tempos, o Golden State Warriors, timaço que não tem nada a ver com isso, quer vencer o Cleveland Cavs hoje às 22h (ESPN) para conquistar o segundo título em três anos e se tornar o primeiro time da história a fechar o playoff do melhor basquete do mundo sem uma derrota sequer (tem 15 triunfos seguidos até agora). E a julgar pelo que vimos nesta pós-temporada é bem possível que o campeonato seja finalizado em Ohio.

Depois do jogo 3 um frustrado LeBron James deu entrevista coletiva e, resignado, disse que nunca em sua carreira enfrentou um time com tanto poder de fogo para decidir os jogos. Ele se referia, obviamente, ao que Klay Thompson, Kevin Durant e Steph Curry fizeram pelo Warriors quando a equipe perdia de 113-107 a 3 minutos do fim. Foram 11 pontos seguidos, todos do trio, a virada para 118-113 diante de um Cleveland atônito e praticamente o final do duelo. Nunca um time saiu de 0-3 para fazer 4-3 na história dos playoffs da NBA e LeBron sabe disso.

O Golden State Warriors é, na minha modesta opinião, um time imarcável e que além disso tem defendido muito bem também sobretudo com Kevin Durant, Andre Iguodala, Klay Thompson e Draymond Green. Mesmo com Steph Curry flanando e errando todas as rotações possíveis mas se esforçando vale destacar que o magriça tenha, nesta final, 29 rebotes, 18 a mais, por exemplo, que Tristan Thompson, pivô do Cavs. No ataque o time tem passado cada vez melhor, dando a condição de seus arremessadores chutarem em ótimas posições / condições. Aparentemente ainda não há fórmula para segurar um esquadrão com 4 Hall da Fama e um MVP de finais (Andre Iguodala).

Caso perca logo mais LeBron irá amargar a sua segunda varrida em finais na carreira (levou 4-0 do Spurs há dez anos), a quinta derrota em finais em oito aparições e a incerteza quanto ao futuro de um Cleveland que tem a maior folha salarial da NBA (US$ 128 milhões) mas que cujo elenco de apoio deixou tanto ele quanto Kyrie Irving e Kevin Love totalmente abandonados nesta decisão.

Hoje sai o campeão?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.