Topo

Saída de Rede

Vitória fácil e descanso para seleção brasileira antes da final do Sul-Americano

João Batista Junior

10/08/2017 21h14

Os brasileiros não tiveram muito trabalho para passar pelo time da casa (foto: Max Montecinos/CSV)

Com a sossegada vitória por 3 sets a 0 sobre o Chile (25-20, 25-12, 25-14), na noite desta quinta-feira, em Santiago, pelas semifinais do Campeonato Sul-Americano 2017, a seleção brasileira ganhou um bônus: mais tempo de descanso para a decisão, marcada para a noite da sexta-feira.

Em que pese o fraco nível técnico do torneio, para quem disputa cinco partidas em dias consecutivos e ainda teve um deslocamento de 680 Km (cerca de 1h de voo) entre as cidades de Temuco – onde, até quarta-feira, disputou a fase de grupo – e Santiago (sede das finais), resolver rapidamente o assunto com os donos da casa e ir para o hotel descansar pode fazer a diferença no jogo decisivo – ainda mais, porque deve ser contra a Argentina, que enfrenta a Venezuela ainda esta noite, na outra semifinal.

Siga o @saidaderede no Twitter
Curta a página do Saida de Rede no Facebook

Entrando em quadra com o time base do vice-campeonato na Liga Mundial deste ano – Bruno, Wallace, Lucão, Mauricio Souza, Lucarelli, Mauricio Borges e Tiago Brendle –, o Brasil teve dificuldade de impor seu ritmo no início da partida. Mesmo sem atacantes de muito alcance, mas velozes, a equipe chilena conseguiu, pelo menos, equilibrar o marcador até a reta final do primeiro set.

Contudo, quando o saque brasileiro melhorou, especialmente a partir de uma sequência de Wallace no começo da segunda etapa, o time comandado por Renan Dal Zotto deslanchou. Embora longe de sua rotação máxima, os campeões olímpicos dominaram no serviço e no bloqueio, e estamparam no placar a diferença técnica entre as duas seleções.

Se conquistar, nesta sexta-feira, o 31º título sul-americano em 32 edições da competição (só não venceu em 1964, quando não participou), o Brasil assegura vaga no Campeonato Mundial da Itália e Bulgária 2018. Caso não vença, precisará disputar uma eliminatória, no fim do mês.

Atualizado à 0h06: Brasil vs. Argentina? Não, senhor. A equipe dirigida por Julio Velasco decepcionou e caiu ante a Venezuela por 3 sets a 2 (26-24, 15-25, 24-26, 26-24, 15-13). A final entre brasileiros e venezuelanos será disputada na sexta-feira, a partir das 21h30, pelo horário de Brasília. O SporTV transmite a partida.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede