Paraolimpíadas

Medalhista paraolímpica muda hábitos de acessibilidade da faculdade

Daniel Zappe/MPIX/CPB
Verônica Hipólito conquista o bronze nos 400 m rasos imagem: Daniel Zappe/MPIX/CPB

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

Bem mais que medalhas, premiações e reconhecimento, a velocista Verônica Hipólito tem motivos para comemorar com os holofotes que colocou para o tema “acessibilidade”. Com uma prata e um bronze obtidos na Paraolimpíada, a paulista tem influenciado ao longo do tempo no hábito da Universidade Federal do ABC (SP), onde iniciou um curso de Economia que precisou trancar na reta final de preparação para os Jogos.

“Teve inclusive uma repercussão na minha faculdade que eu não esperava. E o que achei mais legal de tudo é que colocaram TV’s para assistirem as provas da Paraolimpíada, descrição, libras, espaço para cadeirantes, colocaram mais rampas... Então, para mim, a Paraolimpíada não ficou só na Paraolimpíada. A minha faculdade já era acessível e vai ficar muito mais”, declarou Verônica.

Pró-reitor de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas da UFABC, o professor Fernando Mattos destacou o envolvimento da atleta nas questões de acessibilidade na faculdade, sempre dando sugestões para melhorar ainda mais a questão. Em 2017 a universidade continuará disponibilizando 3% de sua cota à alunos com deficiência.

Divulgação / UFABC
imagem: Divulgação / UFABC

“Atualmente, nossos maiores desafios dizem respeito a como contribuir no processo de formação. Para isso, alguns dos nossos alunos com deficiência têm ajudado muito no sentido de militar em nome da causa (nos colegiados internos, por exemplo), fornecer orientações úteis à equipe e dialogar com a comunidade. Verônica tem um papel ativo nisso, e as suas conquistas nos Jogos certamente ajudam a tornar visível o nosso programa, seja interna ou externamente, ajudando, assim, a quebrar o paradigma da incapacidade, segundo o qual pessoas com deficiência seriam incapazes, pouco capazes ou apresentariam dificuldades para realizar as mesmas tarefas que as demais pessoas”, declarou o professor.

Após a agenda movimentada da Paraolimpíada, Verônica Hipólito pretende retomar o curso na UFABC. Sua intenção, futuramente, é trabalhar com economia do esporte.

“Ela é uma aluna que ingressou na universidade por meio da nossa política de ações afirmativas e incentivo a pessoas com deficiência. Ao longo de sua trajetória conosco, ela se mostrou capaz de conciliar muito bem as atividades acadêmicas com as atividades esportivas, inclusive na preparação para as Paraolimpíadas. O fato de ela ter precisado trancar a matrícula na reta final dessa preparação nos chamou a atenção, inclusive, para a necessidade de refinarmos nosso sistema de apoio aos alunos que desenvolvam atividades esportivas. De todo modo, acreditamos que a universidade deu condições a ela para, como dito, conciliar as duas atividades e atingir esses excelentes resultados, servindo como exemplo de motivação para todos os nossos alunos”, disse Mattos.

No dia 21 de setembro, a UFABC prestará uma homenagem a Verônica Hipólito e a Felipe Wu, atleta que ganhou a prata no tiro esportivo na Olimpíada e que é aluno do bacharelado em Ciência e Tecnologia da faculdade.

"Vou voltar lá. Quero aumentar meu CRA (coeficiente de rendimento acadêmico) que deve estar baixíssimo (risos)", brincou a sempre sorridente atleta.

Divulgação / UFABC
Faculdade de Verônica Hipólito possui rampas para cadeirantes imagem: Divulgação / UFABC

Topo