Topo

Em novo início, Guardiola pega sensação europeia para não repetir fiasco

Oli Scarff/AFP Photo
Imagem: Oli Scarff/AFP Photo

Caio Carrieri

Colaboração para o UOL, em Manchester (ING)

17/10/2017 04h00

Déjà vu no Manchester City: começo de temporada avassalador e invicto após 11 jogos, futebol de encher os olhos e uma partida importante pela frente diante de um adversário em excelente fase. Este cenário vale tanto para a atual campanha de Josep Guardiola quanto para o desempenho no início do trabalho do treinador na Inglaterra, em 2016, quando Pep desembarcou em Manchester com a atenção de todos os holofotes, mas terminou a jornada sem nenhum título pela primeira vez em dez anos de carreira.

Se a 12ª partida de 2017/18 será nesta terça-feira (17), pela Liga dos Campeões, no Estádio Etihad, diante do Napoli-ITA, líder do Campeonato Italiano e sensação da Europa, no ano passado o Tottenham virou algoz nesta mesma altura da temporada (1 a 0 em Londres) e acabou com a invencibilidade do City, que não conseguiu manter o nível até o fim da campanha – terminou a Premier League em terceiro lugar e foi eliminado pelo Monaco-FRA nas oitavas de final da competição europeia.

“No ano passado estávamos com performances parecidas com as atuais, mas não conseguimos manter por mais tempo”, relembrou Guardiola. “Acredito que agora somos mais fortes nas duas áreas, tanto na hora de defender quanto para atacar. Antes criávamos chances e não fazíamos gols, parávamos na trave. O mesmo vale atrás, toda vez que o adversário chegava, era gol”, acrescentou.

Com 37 gols a favor e apenas quatro contra em 11 apresentações, os Citizens chegam à noite de Champions League após a acachapante goleada por 7 a 2 sobre o Stoke City, no último sábado, que isolou a equipe na ponta da Premier League.

O Napoli, oponente e candidato a carrasco da vez, também vive grande momento. Comandado por Maurizio Sarri, é primeiro colocado do Campeonato Italiano, com oito triunfos em oito exibições, 26 gols a favor e cinco contra. No fim de semana, superou a Roma por 1 a 0 fora de casa.

“Tenho certeza que será um jogo fascinante”, projetou Pep. “Eles têm diversas qualidades, e tudo o que tentam fazer saem perfeitamente, com jogadores extraordinários. Por isso, sinto prazer quando assisto ao Napoli jogar e aprendo muito. Será um grande teste para nós”.

O belga Mertens é o goleador da equipe italiana, com nove bolas na rede. Allan, meio-campista ex-Vasco, também se destaca entre os comandados de Sarri, com status de titular absoluto. O goleiro Rafael Cabral, ex-Santos, e o atacante Leandrinho, ex-Ponte Preta, são os outros brasileiros do elenco, mas costumam ser opções no banco de reserva. Jorginho, ítalo-brasileiro, aparece como outro expoente no meio de campo da equipe que desafia Gabriel Jesus e cia. O City lidera o Grupo F com dois triunfos, enquanto o Napoli ocupa o terceiro lugar, depois de uma vitória e um revés.