Topo

Saída de Rede

Bem nas estatísticas, brasileiras se destacam na Europa

João Batista Junior

07/11/2017 06h00

Natália ataca, Carol bloqueia: destaques na liga turca (foto: Fenerbahçe/Divulgação)

Os números são bastante favoráveis às principais jogadoras brasileiras em atuação no voleibol europeu. Seja pela posição de seus times na tabela, seja pela eficiência comprovada nas estatísticas individuais, Regiane, Adenizia, Carol e mesmo Natália, recentemente recuperada de contusão, têm se destacado nestas primeiras rodadas da temporada de clubes 2017/2018.

Já na liga italiana masculina, os representantes do país tiveram uma jornada bastante complicada. Veja um balanço do fim de semana dos jogadores brasileiros pela Europa.

Siga o @saidaderede no Twitter
Curta a página do Saida de Rede no Facebook

Turquia
Depois do bom ano de estreia no Fenerbahçe, Natália havia ficado fora das quatro primeiras rodadas desta edição da liga turca. Quando se recuperou da lesão no joelho e pôde entrar em quadra, a ponteira não decepcionou quem esperava por seu voleibol.

Na última quarta-feira, dia 1º, a ponteira titular da seleção brasileira obteve 52% de aproveitamento no ataque e assinalou 13 pontos na vitória do Fenerbahçe sobre o Galatasaray (3 a 1). Já no domingo (4), a atacante marcou dez vezes no placar no 3 a 0 de sua equipe sobre o Nilüfer, da meio de rede Carol, resultado que manteve as atuais campeãs nacionais na liderança do torneio.

Numa comparação que serve para mostrar que Natália voltou bem ao time: em cada um dos dois jogos, a brasileira marcou mais pontos do que a jogadora da saída de rede do Fenerbahçe, a eficiente oposta azeri Polina Rahimova.

Carol, por sua vez, a despeito da modesta sétima posição do Nilüfer no campeonato (duas vitórias em seis jogos), tem conseguido se destacar individualmente. Em sua primeira temporada na Europa, a brasileira é a segunda melhor central da liga turca, de acordo com as estatísticas gerais do torneio (atrás apenas de Eda Erdem, do Fenerbahçe e da seleção da Turquia) e é também a maior anotadora de pontos de bloqueio da competição – 24 contra 19 da própria Erdem.

Polônia
Outra brasileira que tem tido um bom ano de estreia no voleibol do Velho Continente é Regiane. Atacante do LKS Commercecon Lodz, a ex-jogadora do hoje Sesc-RJ é a melhor ponteira da Orlen Liga (a liga polonesa feminina), numa estatística que leva em conta erros e acertos no saque, no ataque, no passe e no bloqueio.

Regiane encara bloqueio pelo LKS Lodz (foto: Orlen Liga)

No último fim de semana, a equipe da brasileira venceu, fora de casa, o KS Palac Bydgoszcz em sets diretos. Regiane marcou 11 pontos, sendo quatro aces. O resultado manteve o LKS Lodz na segunda posição, invicto, com quatro vitórias e 11 pontos, um a menos que o atual tetracampeão nacional, Chemik Police.

Itália
Na liga italiana, quem permanece na liderança após quatro rodadas é o Savino Del Bene Scandicci, que perdeu apenas um set até aqui e que se mantém à frente do Imoco Volley Conegliano graças ao ponto average. No domingo, o time da central Adenizia atropelou Il Bisonte Firenze fora de casa (3 a 0, parciais de 25-16, 25-14, 25-16), com quatro pontos de bloqueio da brasileira – que obteve nove, no total.

Adenizia segue como maior bloqueadora do campeonato em pontos no fundamento (16) e também na média de pontos por set nesse quesito (1,23).

Masculino
Já na versão masculina da liga italiana, o Azimut Modena, do levantador Bruno, perdeu em casa, no domingo (4), para o Cucine Lube Civitanova (3-1) e caiu para segunda posição do campeonato, três pontos atrás do invicto Sir Safety Conad Perugia.

Éder ataca pelo meio contra Verona (Marco Trabalza/Diatec Trentino)

A decepção do torneio é o Diatec Trentino, do meio de rede Éder, que foi batido em casa pelo Calzedonia Verona em quatro sets e agora ocupa a 10ª posição na tabela, com quatro reveses em seis rodadas. O central campeão olímpico marcou oito pontos, sendo dois de bloqueio.

O BCC Castellana Grotte, dos brasileiros Bruno Canuto, Djalma e Athos, também foi derrotado no fim de semana. No domingo, o time foi a Monza, perdeu para a equipe anfitriã por 3 sets a 0 e caiu para a penúltima colocação.

Quem venceu na rodada foi o Tono Callipo Calabria Vibo Valentia, do central Deivid, que fez 3 a 2 sobre o Taiwan Excellence Latina e chegou ao sexto posto no campeonato, com três vitórias em seis jogos. O meio de rede brasileiro, com 75% de aproveitamento no ataque, assinalou 14 pontos.

Na Polônia, o MKS Bedzin, do oposto Rafael Araújo, perdeu para o Dafe Spolem Kielce por 3-1. Os 24 pontos marcados pelo brasileiro não foram suficientes para impedir o quinto revés de sua equipe em oito partida nem evitar a queda para a 12ª posição da Plusliga.

Por fim, na Turquia, o Arkas Spor, do ponta João Paulo Bravo, perdeu para o Halkbank, de Lucas Lóh, por 3-0 e caiu para o terceiro posto no campeonato. O time de Lóh está na quarta posição – ambos têm seis vitórias e duas derrotas.

E o Jeopark, do levantador Murilo Radke contou com 18 pontos do oposto Luan Weber e dez do ponta Rapha de Oliveira para bater o Torul Genclik por 3 a 0 e subir para o nono lugar.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede