Topo

Veterano marca após três anos e Inglaterra bate Lituânia nas Eliminatórias

Defoe marcou pela seleção após três anos em confronto com a Lituânia - John Sibley/REUTERS
Defoe marcou pela seleção após três anos em confronto com a Lituânia Imagem: John Sibley/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

26/03/2017 14h53

A atuação não foi espetacular, mas a Inglaterra fez o suficiente para bater a Lituânia por 2 a 0 em Wembley na tarde deste domingo, pela Eliminatórias da Copa do Mundo. Diante de um adversário defensivo, os ingleses precisaram ter uma atuação metódica e dominaram a partida, mas criaram poucas oportunidades.

O resultado deixa o time de Gareth Southgate na primeira colocação do Grupo F, com 10 pontos. A Eslovenia aparece em segundo, com oito, e a Eslováquia, com seis, é a terceira. A Lituânia tem cinco pontos.

Veterano tem volta triunfal
Aos 34 anos, Jermain Defoe teve seu retorno trunfal à seleção inglesa: o atacante deixou sua marca pela primeira vez em três anos, aos 21 minutos do primeiro tempo – o último gol havia sido em março de 2013, em confronto contra San Marino. O veterano camisa 9 tem vivido uma ressurgência na carreira, e já marcou 14 gols na edição atual do Campeonato Inglês pelo Sunderland.

Domínio completo
A Inglaterra controlou as ações do jogo do começo ao fim, e só não marcou mais gols porque a Lituânia se preocupou o tempo inteiro em apenas se defender. Foram 72% de posse de bola para os ingleses – o único susto foi em um vacilo da arbitragem, que não percebeu que Valkis entrou completamente impedido na área do English Team. A defesa conseguiu salvar em cima da linha.

Ousadia e alegria
Se Defoe balançou as redes, precisa agradecer a Raheem Sterling. O camisa 7 inglês fez uma linda jogada pela esquerda e serviu o artilheiro, deixando a defesa lituana na saudade. Além desse lance, o meia desequilibrou a partida em vários momentos partindo pra cima do adversário com dribles e arrancadas.

Sensação do Leicester definiu o jogo
Quando começou a parecer que a Inglaterra teria dificuldades e poderia sofrer alguma pressão, Gareth Southgate lançou mão de Jamie Vardy. O atacante do Leicester entrou e, minutos depois, recebeu de Lallana e mandou para as redes, decidindo a partida.