O presente e o futuro da F-1

Hamilton encaminha seu quarto título, enquanto Verstappen se consolida entre os grandes da categoria

Julianne Cerasoli Do UOL, em Austin (EUA)
Clive Mason/Getty Images

Hamilton e Verstappen: um no topo, outro chegando

Lewis Hamilton venceu mais uma nos Estados Unidos. Está a um quinto lugar de conquistar o tetracampeonato mundial e se consolidar entre os melhores pilotos da história da categoria. O inglês chegou aos 22 anos na F-1, mostrou logo de cara velocidade, mas conviveu com altos e baixos.

Hoje, raramente comete erros. Acabou construindo a parte mais vencedora de sua carreira quando o esporte passou a ter um grande foco na administração de pneus e combustível. Em teoria, isso iria contra seu instinto, mas Hamilton aprendeu a nova fórmula vencedora e se tornou uma máquina difícil de bater. Com isso, faz com que o presente da F-1 esteja em boas mãos.

Mas não será possível lembrar da prova em Austin deste ano sem mencionar a pilotagem agressiva de Max Verstappen. O holandês largou em 16º depois de uma punição pela troca do motor e cruzou a linha de chegada em terceiro - embora tenha sofrido uma segunda punição, por ter ultrapassado Kimi Raikkonen por fora da pista, e tenha ficado em quarto na classificação final. A decisão causou polêmica, mas o que fica de mais uma performance marcante do piloto de 20 anos é que o futuro da F-1, também, está seguro.

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Hamilton x Vettel

Ele (Sebastian Vettel) acabou com seus pneus e começou a errar. E daí o passei. É ótimo estar com esse tipo de confiança

Lewis Hamilton

Lewis Hamilton

A primeira volta foi boa, mas daí em diante passamos a ter dificuldades. Não foi o dia que esperávamos ter

Sebastian Vettel

Sebastian Vettel

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Ninguém entendeu punição de Verstappen

É uma decisão unilateral. De qualquer forma, fazer isso logo antes do pódio é muito ruim para o esporte. Serve para o mundo todo ver isso acontecendo de novo

Max Verstappen

Max Verstappen, punido quando se preparava para subir ao pódio

Não faço a mínima ideia do que aconteceu com ele, a não ser que ele me passou na penúltima curva. Nem sei por que ele foi penalizado

Kimi Raikkonen

Kimi Raikkonen, que ganhou a posição no pódio com a punição ao holandês

Essa decisão é a pior que eu já vi, ele não fez nada de errado. Somos pilotos de corrida, não estamos em uma rua normal. É ridículo destruir o esporte com esse tipo de decisão

Niki Lauda

Niki Lauda, consultor da Mercedes

Teve carros saindo da pista durante todo o dia e absolutamente nenhuma ação. Então eu acho que é incrivelmente duro penalizar Max por isso. É errado

Christian Horner

Christian Horner, chefe da Red Bull

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O maior dos títulos

Com o foco na primeira chance de Lewis Hamilton selar o tetracampeonato, a conquista do Mundial de Construtores pela Mercedes pode ter ficado em segundo plano, mas não deveria: no primeiro ano em que foi verdadeiramente desafiada (desde que começou a dominar a categoria em 2014), a equipe alemã respondeu subindo de nível e conquistando o mais importante de seus quatro títulos.

O carro de 2017 não é dos mais fáceis de ser compreendido e por muitas vezes gerou muita dor de cabeça para os engenheiros. Mesmo assim, a equipe deu a volta por cima e aproveitou as oportunidades que teve quando a Ferrari escorregou. 

Estou muito feliz. A turma em Brackley e Brixworth fez um trabalho fantástico, 24 horas por dia, sete dias por semana e muito sacrifício

Toto Wolff

Toto Wolff, chefão da Mercedes, sobre o título de construtores

Com a exceção das falhas técnicas, que estão ligadas à qualidade, tudo que foi acidente aconteceu. A probabilidade de repetirmos os erros é, eu espero, muito pequena

Sergio Marchionne

Sergio Marchionne, da Ferrari

Quem foi bem

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Verstappen fazendo fila

Mesmo largando em 16º, Verstappen estava destinado aos primeiros lugares, graças à velocidade da Red Bull. Mas a rapidez com que escalou o pelotão impressionou. Talvez tenha exagerado na última volta ao ultrapassar Kimi Raikkonen, em manobra pela qual foi punido, mas é verdade, também, que não houve consistência ao longo do fim de semana para este tipo de manobra.

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Sainz com estreia de gala

Em sua primeira corrida com a Renault, o piloto espanhol acabou não tendo como medir forças diretamente com Hulkenberg, que teve uma punição na classificação pela troca do motor e abandonou na corrida. Mas seu final de semana em um carro totalmente desconhecido foi consistente e já teve efeito imediato: os pontos de Austin fizeram o time ultrapassar a Haas no campeonato.

Quem foi mal

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Bottas, mais uma vez

As performances do finlandês, que chegou a ser postulante ao título, caíram desde agosto. O piloto tem tido dificuldades para entender o que mudou. Em Austin, Bottas sofreu com desgaste de pneus e fez uma parada a mais que Hamilton - embora a equipe tenha reconhecido uma fissura no assoalho do carro. Terminou na quinta colocação.

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Stroll perdido no pelotão

Mesmo com a Williams tendo um ritmo claramente superior à Haas, o canadense teve de largar em 17º pois foi punido por trocar o motor na classificação e não conseguiu se recuperar durante a prova. E essa tem sido a tônica de sua temporada: dificilmente ele consegue virar o jogo quando as coisas não começam bem. Terminou em 11º.

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Uma semana para Massa decidir seu futuro na F-1

A Williams teve uma performance melhor do que o esperado nos EUA, mas Felipe Massa não conseguiu converter essa velocidade em mais do que dois pontos para o time. O 9º lugar no grid foi culpado por isso.

Na corrida, a Williams até tentou uma estratégia diferente, que permitiu que Massa pudesse atacar no final, mas bandeiras azuis não permitiram que o brasileiro conseguisse superar o nono lugar.

Enquanto isso, o piloto busca patrocinadores para seguir na Williams. Ele espera uma decisão após o GP do México. Este também é o prazo para o time dar uma resposta a um dos interessados na vaga, o polonês Robert Kubica.

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Bastidores

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Bolt fica "estressado" com Hamilton

Em uma das várias atividades que marcaram as últimas horas antes da largada nos EUA, Lewis Hamilton levou Usain Bolt para uma volta no circuito em um carro esportivo da Mercedes. Acelerou tanto, que o jamaicano disse ter ficado “estressado” como passageiro de Hamilton. O próprio inglês admitiu: “Várias vezes pensei que iria bater.”

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"Bulls" perdem competição no touro mecânico

Para entrar no clima do Texas, um touro mecânico foi instalado em pleno paddock da F-1. As equipes participaram de uma competição, com cinco membros e duas tomadas de tempo. E engana-se quem pensa que as equipes com touro em seu nome - Red Bull e Toro Rosso - ficaram com a vitória. A campeã foi a Renault, graças ao engenheiro eletrônico Joe Sturdy, que se segurou por 41 segundos!

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