Topo

Saída de Rede

Holanda atropela Itália e vai à semifinal do Europeu feminino

Carolina Canossa

28/09/2017 18h35

Com grande atuação de Sloetjes e Buijs, Holanda avançou às semis (Fotos: Divulgação/CEV)

Aqueles que pensaram que as quartas de final do Campeonato Europeu de vôlei feminino entre Itália e Holanda seria uma partida equilibrada enganaram-se redondamente. Nesta quinta-feira (28), o que se viu em Baku (Azerbaijão) foi um atropelamento: sacando bem e aproveitando-se da "Egonudependência" das rivais, a equipe laranja não teve maiores problemas para fazer 3 sets a 0, parciais 25-17, 25-20 e 25-13.

As bem treinadas holandesas só foram de fato ameaçadas em um momento, a metade final do segundo set, quando o técnico Jamie Morrison promoveu a inversão 5-1 com Celeste Plak e Femke Stoltenborg respectivamente nos lugares de Laura Dijkema e Lonneke Sloetjes. Na ocasião, a oposta reserva não conseguiu manter a eficiência da titular na virada de bola, o que permitiu uma aproximação perigosa da Azzurra no placar. A virada, porém, não foi concretizada.

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

A chance desperdiçada pelas italianas explica-se pelo fato de o time ser extremamente dependente de uma só jogadora na virada de bola: Paola Egonu. Aos 18 anos, a jovem jogadora possui um talento excepcional e fez o que pôde, terminando o duelo com 15 pontos, mas vôlei é um esporte coletivo – para efeito de comparação, a segunda maior pontuadora da equipe foi Lucia Bosetti, com oito pontos, pouco mais da metade da companheira.

Já do outro lado da quadra, a dupla formada por Sloetjes e Anne Buijs (que jogou no Brasil na última temporada pelo Rexona-Sesc) esteve quase imparável, com um total de 37 pontos e 64% de aproveitamento na virada. Com isso, a Holanda chega à sua segunda semifinal de Europeu seguida, com direito a um quarto lugar olímpico no meio. Nada mal para um time que busca se consolidar de vez na elite do vôlei feminino.

Recepção de Belarus sofreu com o potente saque sérvio

Na busca por uma vaga na decisão, a Holanda aguarda o vencedor do confronto entre Alemanha e Azerbaijão, programado para 11 horas (horário de Brasília) desta sexta (29).

Formação de jogadores: um problema do vôlei brasileiro

Gigante de 1,75m: Mireya Luis fala ao UOL sobre seus 50 anos

Sérvia segue voando

Se a Holanda ainda busca a consolidação como uma grande força mundial, a Sérvia já é uma realidade. Vice-campeã na Rio 2016, a equipe comandada por Zoran Terzic não tomou conhecimento do frágil time de Belarus, batido com parciais de 25-19, 25-12 e 25-14.

O saque foi o grande trunfo sérvio na partida: só de aces, foram dez pontos – não raro, a bola caía no meio da quadra de Belarus, com a linha de passe sem saber o que fazer. Sem o passe na mão, a Palcheuskaya não conseguiu colocar suas atacantes no jogo: em três sets, somente 20 saíram do fundamento ataque, contra 45 das sérvias.

Com 18 pontos, Boskovic foi a maior pontuadora do duelo. Na semifinal, a invicta Sérvia espera pela Rússia ou pela Turquia – o jogo acontecerá às 13h30 (de Brasília) desta sexta (29).

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede