Topo

Segurança e futuro dos filhos: Ilsinho mira permanência nos Estados Unidos

Ilsinho tem acordo até o fim do ano com Philadelphia Union, mas pretende renovar - Philadelphia Union/oficial
Ilsinho tem acordo até o fim do ano com Philadelphia Union, mas pretende renovar Imagem: Philadelphia Union/oficial

Bruno Thadeu

Do UOL, em São Paulo

17/10/2017 04h00

Ilsinho chegou a uma idade em que começa a pressionar um assunto importante na carreira: o que fazer quando parar de jogar? Aos 32 anos e com contrato até o fim do ano com o Philadelphia Union, que disputa a elite dos Estados Unidos, o lateral/meio-campista pretende renovar sua permanência na América do Norte.

Ilsinho deu entrada no processo de obtenção do visto permanente nos EUA (green card). Ao UOL Esporte, o jogador declarou que pretende seguir no país para aperfeiçoar os estudos da família e oferecer maior conforto aos dois filhos.

“Meu plano é continuar aqui em 2018. Uma segunda opção seria retornar à Europa. Lógico que não descartaria jogar no Brasil, mas para ser sincero, estou pensando mais na qualidade de vida e segurança dos meus filhos. Optei por estar aqui para ter uma vida mais confortável com meus filhos”.

Ilsinho treina no São Paulo - Luiz Pires/VIPCOMM - Luiz Pires/VIPCOMM
Ilsinho começou no Palmeiras e defendeu o São Paulo (duas passagens), Shakhtar Donetsk, Inter/RS e seleção olímpica (2008)
Imagem: Luiz Pires/VIPCOMM

No Brasil, Ilsinho chegou a ter dois carros blindados: um dele e outro de sua mulher. 

“Os jogadores do meu time não acreditaram quando falei que eu tinha carro blindado no Brasil. Eles diziam: ‘É sério que precisa?’. Essa blindagem pode não salvar sua vida, mas te protegerá um pouco mais quando parar em um semáforo no Brasil”, comentou o jogador.

“Os Estados Unidos, assim como outros países, também têm problemas de segurança, basta ver os atentados, mas a insegurança aí no Brasil creio que é muito maior”, complementou Ilsinho, em entrevista por telefone.

Titular do Philadephia Union, Ilsinho mora na pacata Garnet Valley, cidade com pouco mais de 28 mil habitantes.

Ele costuma ir a pé à escola para buscar a filha de seis anos. Na rua, Ilsinho não é reconhecido.

No Philadelhpia, os treinos são pela manhã. No período da tarde, Ilsinho tem aulas particulares de inglês (duas vezes por semana). 

O meia pretende iniciar curso na área de gerenciamento. Quando pendurar as chuteiras, Ilsinho planeja atuar em cargo administrativo no futebol.

“Eu vejo muitos ex-atletas que param de jogar e não sabem o que vão fazer depois. Eu quero ter uma base para estar mais ou menos pronto para quando eu encerrar a carreira”, comentou o meia do Philadelphia.