Topo

Saída de Rede

Rosamaria comemora bom início de ciclo olímpico: “Esperava por esse momento”

Carolina Canossa

19/06/2017 04h00

Rosamaria começou a temporada de clubes jogando como oposta, mas agora atua na posição de ponteira (Fotos: Divulgação/Montreux Volley Masters)

Destaque na campanha que culminou com a conquista do Montreux Volley Masters para a seleção brasileira feminina de vôlei, Rosamaria está esbanjando confiança. Em entrevista ao Saída de Rede, a atacante falou sobre o bom momento vivido, agora como ponteira, e fez projeções para o futuro, tanto na equipe nacional como no Camponesa/Minas, onde vai permanecer por pelo menos mais uma temporada.

Você acha que ela ficou nervosa quando foi chamada para melhorar a linha de passe e a virada de bola da seleção, já na reta final do torneio suíço? Se sim, está bastante enganado…

Novato, Thales diz que oportunidade na seleção veio mais cedo do que esperava

Saque viagem: a ideia de Renan Dal Zotto que revolucionou o vôlei

"Tive a oportunidade e consegui desempenhar o que vinha treinando. Só pensei em entrar e me divertir, pois estava no banco esperando por esse momento", comentou a atleta, que minimizou os problemas apresentados pela equipe nacional na recepção dos saques adversários. "Acho a nossa linha de passe super equilibrada, mas é tudo uma questão de costume, aprender a jogar uma do lado da outra, entendendo como cada uma prefere se posicionar. Isso só a experiência e o convívio vai nos ensinar", analisou.

Após iniciar a temporada de clubes como oposta da equipe de Belo Horizonte, Rosa acabou deslocada para a entrada devido à chegada da americana Destinee Hooker ao time – mais do que um ajuste pontual, a mudança também foi orientação do técnico da seleção, José Roberto Guimarães, e do assistente Paulo Coco, então treinador do Minas, já que ambos consideravam a jogadora de 1,85 m baixinha demais para atuar como principal atacante em nível internacional.

Entrada da atleta melhorou a seleção na reta final do Montreux

Acostumando-se à nova fase, a catarinense agora se vê como uma jogadora versátil, capaz de exercer bem as duas funções. "Sou super tranquila com relação a isso, cada jogadora tem uma característica. A minha sempre foi mais de ataque do que fundo de quadra, mas estou evoluindo bem nesse aspecto. Essa temporada no Minas provou que eu posso sim jogar nas duas posições, e essa oportunidade na seleção veio coroar ainda mais isso. Continuo trabalhando e sei o quanto já evoluí, então é uma questão de perseverança e trabalho duro pra continuar crescendo na posição", comentou.

Nem mesmo os altos e baixos dos playoffs da Superliga, quando foi substituída em algumas oportunidades por Pri Daroit abalaram a atleta: "Nenhum atleta consegue se manter 100% o tempo inteiro. Eu acho que fiz um bom playoff sim, obviamente não com tanto destaque quanto o primeiro turno. Mas o nosso time era outro, a estratégia também era outra então são varias coisas que envolvem o desempenho de uma atleta num esporte coletivo".

Rosa está empolgada para mais uma temporada no Minas (Foto: Divulgação)

Permanência no Minas

Rosa também falou sobre os motivos que a fizeram aceitar a proposta de renovação feita pelo Minas, que contará com uma nova levantadora (Macris substitui Naiane) e um novo técnico, o italiano Stefano Lavarini.

"Pra mim, identificar-se com o trabalho de um grupo e de um clube é fundamental durante uma temporada. Sei da competência que existe no Minas em todas as áreas e isso me dá confiança pra fazer o meu trabalho dentro de quadra tranquila, o que é super importante. Sem esquecer também da torcida e do povo mineiro que faz a gente se sentir em casa", destacou.

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

Na visão da atleta, há motivos para a torcida ficar otimista que a equipe irá além da quarta colocação na próxima Superliga.

"Estou super empolgada pro início dessa temporada. Conseguimos manter praticamente a base toda do time, o que faz muita diferença no início de um trabalho. Foi exatamente com isso que sofremos na última temporada, o time mudou bastante até o returno então demoramos um pouco a encaixar o ritmo de jogo. Acredito também que trabalhar com o Stefano vai ser muito legal e diferente, estou feliz por poder conhecer uma escola forte e tradicional como a italiana. Tenho certeza que ambos darão o seu melhor pra fazer uma ótima temporada", prometeu.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede