Topo

O que a partida contra o Boa Esporte revela ao Inter para 2018

Entrada de Nico López força o Inter a mudar e mostra carências no grupo de jogadores - Ricardo Duarte/Internacional
Entrada de Nico López força o Inter a mudar e mostra carências no grupo de jogadores Imagem: Ricardo Duarte/Internacional

Do UOL, em Porto Alegre

17/10/2017 04h00

É mais do que uma simples aproximação da volta à elite do futebol brasileiro. O duelo com o Boa Esporte mostra caminhos que devem ser seguidos para reformulação do Inter visando 2018. Ausências forçaram testes e um time descaracterizado entra em campo às 19h15 (de Brasília) em Varginha.

Se não são tantas baixas assim, elas vieram nos espaços de campo que o elenco do Inter é frágil. Fora de atividade estão apenas Leandro Damião, lesionado, e Edenílson e Sasha, suspensos. Além dos afastados há mais tempo como Ernando, Klaus, Rodrigo Dourado e Fabinho.

O principal problema é no ataque. Leandro Damião é o único centroavante de ofício do grupo. O reserva imediato é Nico López, mas a presença dele no time gera uma mudança de movimentação.

Tanto que, nos testes realizados durante a semana, Guto Ferreira preferiu uma nova movimentação, alterando o lugar de William Pottker, que passou a atuar centralizado, com Nico sendo o extremo da direita.

No meio-campo, não há um substituto específico para Edenílson. Seria Fabinho, mas que está lesionado desde julho e só volta ano que vem. Restaram jovens que pouco participaram de jogos no principal. E Alex Santana, que poderia ter chance, também está lesionado. Jéferson e Valdemir acabaram testados e qualquer um que entrar em campo vai sofrer pela inexperiência.

E o problema neste ponto se torna ainda mais grave porque Edenílson tem contrato apenas até o meio do ano que vem. O jogador está emprestado pela Udinese, da Itália, e já negocia ampliação de vínculo.

A única lacuna facilmente ocupada foi a de Sasha. Camilo entra naturalmente na posição e terá oportunidade de ganhar minutos ao lado de D'Alessandro, em dupla que a torcida pretende ver com maior frequência em campo.

Ou seja, pensando em 2018, a direção do Inter está atenta ao mercado para dar suporte ao time principal. Um atacante como aposta para suprir eventuais ausências de Damião pode virar pauta. Lateral direito, volante e zagueiro já são debatidos há mais tempo.