Topo

Saída de Rede

Fenerbahçe, de Natália, terá caminho difícil na Liga dos Campeões

João Batista Junior

19/11/2017 06h00

Natália está no Fenerbahçe desde a temporada passada (foto: Fenerbahçe)

O sorteio dos grupos da Liga dos Campeões feminina não foi generoso com o Fenerbahçe, da ponteira Natália. Na sexta-feira (17), as bolinhas indicaram que as atuais campeãs turcas terão pela frente, no grupo B, além do fraco Agel Prostejov, da Rep. Tcheca, as esquadras do Imoco Volley Conegliano e do Igor Gorgonzola Novara – segunda e terceira colocadas, respectivamente, na classificação da liga italiana.

Apenas uma dessas quatro equipes terá vaga assegurada na sequência do campeonato, já que só os vencedores das quatro chaves e os três melhores segundos colocados passam de fase: um dos qualificados será indicado como representante da cidade-sede do Final Four e, com isso, avançará direto às semifinais, restando aos outros seis times uma disputa em mata-mata nos Playoffs de 6.

Siga o @saidaderede no Twitter
Curta a página do Saida de Rede no Facebook

Esta é o segundo ano de Natália no Fenerbahçe. Na temporada passada, o time conquistou a liga turca – a brasileira ganhou o prêmio de melhor jogadora das finais –, mas, na Champions League, parou nos Playoffs de 6, eliminado pelo Eczacibasi VitrA.

Outros grupos
No grupo A do naipe feminino da Liga dos Campeões, o Volei Alba Blaj, da Romênia, time em que jogam as centrais brasileiras Renata Maggioni e Mariana Aquino, encara o Volero Zürich, da ponta Samara, que jogou por Minas, Osasco e defendeu o Alba ano passado. Mulhouse, da França, e Rzeszow, da Polônia, também estão na chave.

Pelo Volero Zurich, Samara vai reencontrar o Alba Blaj na Liga dos Campeões (CEV)

Chemik Police, da Polônia, e Dínamo Kazan, da Rússia, devem disputar primeiro e segundo lugares da chave C, já que Vizura Ruma (Sérvia) e Maritza Plovdiv (Bulgária) completam o grupo. É bem provável, inclusive, que polonesas e russas alcancem pontos suficientes para que o grupo qualifique o segundo colocado para os playoffs.

E o grupo D, chave de maior nível técnico da competição, terá VakifBank, de Ting Zhu, Galatasaray, de Kosheleva, Dínamo Moscou, de Goncharova, e Budowlani Lodz, da Polônia (não confundir com o LKS Commercecon Lodz, onde joga Regiane, líder da liga polonesa).

A primeira rodada da Liga dos Campeões feminina será disputada entre os dias 12 e 14 de dezembro.

MASCULINO
A versão masculina da Champions League é bem menos exigente com as equipes nesta fase de grupos: enquanto sete de 16 equipes avançam aos playoffs femininos, o número sobe para 13 de 20 no campeonato dos homens. Ou seja, os dois primeiros colocados de cada uma das cinco chaves passam aos Playoffs de 12, juntamente com os três melhores terceiros colocados – uma desses qualificados vai ser escolhido para sediar o Final Four, o que o conduzirá, sem mais delongas, às semifinais.

Entre os jogadores já inscritos no torneio, cinco são brasileiros.

Friedrichshafen, da Alemanha, Sastamala, da Finlândia, e Paok Tessalônica, da Grécia, são os rivais do turco Halkbank, onde atua o ponta Lucas Lóh, no grupo B.

Bruno Temponi (2) em ação pelo Toulouse (CEV)

Já o time dos também ponteiros Bruno Temponi e Diógenes Zagonel, o Spacer's Toulouse (França), está na chave D, a mesma do Jastrzebski Wegiel, da Polônia, do Berlin Recycling Volleys, da Alemanha, e do temido Zenit Kazan, da Rússia, vencedor dos três últimos campeonatos continentais.

O Diatec Trentino (Itália), do central Éder, e o Arkas Spor (Turquia), do ponta/líbero João Paulo Bravo, alinham no grupo E, junto com o Zaksa Kedzierzyn-Kozle, líder da liga polonesa, e o Noliko Maaseik, da Bélgica.

Duelo nacionais
O grupo A da Liga dos Campeões, o Knack Roeselare (Bélgica) e o Fenerbahçe terão a companhia de duas equipes italianas, Perugia e Civitanova.

No grupo C, por sua vez, o PGE Skra Belchatow, da Polônia, e Chaumont Haute Monte, da França, competem com dois times russos, o Lokomotiv Novosibirsk, campeão europeu em 2013, e o Dínamo Moscou.

Os jogos iniciais desta fase da Champions League masculina serão entre os dias 5 e 7 de dezembro.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede