Topo

Bala na Cesta

Kobe Bryant terá duas camisas aposentadas hoje pelo Lakers

Fábio Balassiano

18/12/2017 02h00

Dia emocionante pra quem gosta de basquete hoje. O Los Angeles Lakers vai aposentar as 2 camisas que Kobe Bryant usou em sua carreira – 8 e 24. Será na partida contra o Golden State Warriors no Staples Center (se não me engano o Sportv exibe, e eu não tenho ideia do horário aí no Brasil). O feito é inédito na história da NBA – nunca um time havia aposentado duas camisas do mesmo atleta.

Aqui nos EUA todos prestam homenagens ao Kobe. Em Los Angeles, musicaram aquela carta maravilhosa que ele fez. A TNT fez um bloco completo na 5a feira sobre o cara. A ESPN tenta reverter os últimos momentos turbulentos com Bryant fazendo uma série de matérias (embora o astro pareça não dar a mínima pra maior rede de TV dos Estados Unidos, diga-se…).

Todos sabem da admiração que tenho por Kobe Bryant. Foi o último cara a ter sucesso jogando no famoso Hero-Ball, defendeu a mesma franquia por quase 20 anos, conquistou cinco títulos, chegou a 7 finais, tem um comprometimento quase maníaco com o desenvolvimento de sua parte profissional (técnica, físico, tática e mental) e sempre honrou o jogo.

Ele é, no final das contas, um microcosmo do basquete: intenso, agitado, paradoxal entre o individualismo e o jogo coletivo, raçudo e apaixonante. E como ter carismático, desperta amor e não tão amor assim daqueles que o acompanham. Eu estou no primeiro grupo – dos que o admiram sobremaneira.

Parabéns, Kobe. Ter camisa aposentada é uma glória. Ter duas é glória ao quadrado. Do tamanho da sua grandeza, aliás.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.