Topo

Bala na Cesta

Hoje começa a Era LeBron no Lakers - jogo é da pré-temporada contra o Denver

Fábio Balassiano

30/09/2018 05h45

Foto: Divulgação Los Angeles Lakers

Começa hoje a Era LeBron James no Los Angeles Lakers. A partir das 22h30 (de Brasília) e com transmissão dos canais ESPN, o camisa 23 estreia pela franquia contra o Denver Nuggets em San Diego. A partida faz parte da pré-temporada da NBA e este será o primeiro contato real de LeBron com os fãs angelinos que desde o primeiro dia de julho, quando foi anunciada a sua contratação, o aguardam em quadra com uma das camisas mais famosas do mundo.

Contratado nas férias para ser o maior líder do jovem elenco do Lakers, LeBron, que assinou por quatro temporadas com a franquia, sabe das dificuldades que terá pela frente. A equipe não chega ao playoff desde 2013, não vence uma série de pós-temporada desde 2012 e o King sabe que pela primeira vez em muito tempo não terá All-Stars a seu redor (pode ser algum ou alguns deles se tornem estrelas da liga, mas AGORA nenhum o é).

É bem verdade que nomes como Lonzo Ball, Brandon Ingram, Josh Hart e Kyle Kuzma, os melhores prospectos jovens do elenco, devem crescer ao jogarem ao lado não só de LeBron James, mas também de outras peças experientes que chegaram junto de LBJ (Rajon Rondo, Lance Stephenson, JaVale McGee, Michael Beasley etc.), mas todos precisam evoluir DEMAIS para ajudar LeBron a manter o mesmo patamar de resultados dos últimos anos (leia-se ir fundo nos playoffs…).

Como LeBron mesmo disse nesta semana na apresentação da equipe para os treinos da temporada, será, pra ele, franquia e companheiros, um grande teste de paciência. Para James, como lidar com erros (muitos erros!) que os jovens cometem. Para a franquia, como não agir no impulso para possíveis trocas que surgirão pelo caminho ou para avaliações emocionais e não racionais. E para os companheiros, em como saber lidar com alguém tão gigantesco da história do basquete para evoluir com isso sem ficar pressionado (o mesmo raciocínio vale para o técnico Luke Walton, com quem o ala tem conversado bastante desde que fechou a sua ida para Los Angeles).

Foto: Divulgação Los Angeles Lakers

Os Lakers estão longe de ter um elenco capaz de bater o Golden State ou até mesmo o Houston Rockets em uma eventual final do Oeste. Como todos têm dito nas entrevistas, será um projeto de longo prazo e a temporada 2018/2019 é o primeiro passo de uma trajetória que não será fácil e certamente com inúmeros obstáculos. Para um time sempre acostumado com títulos e com uma ansiedade absurda para voltar a conquistá-los, administrar o pêndulo de ter o melhor atleta do planeta e um elenco de razoável para bom é um desafio gigante.

Começa hoje a Era LeBron James e o Los Angeles Lakers volta, com e graças a ele, volta a ser uma franquia para se ficar de olho na NBA.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.