Topo

Bala na Cesta

À Gustavo de Conti, Flamengo muda praticamente elenco inteiro pra temporada

Fábio Balassiano

16/07/2018 05h00

Gilvan de Souza / Flamengo

(Quase) Tudo novo no Flamengo. Dá pra resumir assim o que está acontecendo nestas férias do rubro-negro. Com carta branca da diretoria, o novo técnico Gustavo de Conti, brilhante campeão do NBB passado pelo Paulistano e contratado por dois anos, chegou e está terminando a montagem de elenco. Vamos às principais informações.

Antes dos reforços pro time, vale dizer que Diego Jeleilate, ex-preparador físico do Paulistano, chega para a função de Gerente Técnico de Basquete. Altamente estudioso e capacitado, Diego terá bastante autonomia para ajudar a reformular também a base do clube da Gávea.

Gilvan de Souza / Flamengo

Na quadra, chegam do Paulistano campeão do NBB Deryk Ramos (armador), Jhonathan Luz (ala) e David Nesbitt (pivô). Era normal, e bem claro, que Gustavo traria atletas que já sabem como funciona a sua filosofia de trabalho.

Além deles, foram contratados o armador argentino Franco Balbi, o também armador Davi Rossetto (ex-Basquete Cearense), Rafael Mineiro (ex-Franca e com passagem pelo Fla recentemente) e o ala-armador Kevin Crescenzi (ex-Liga Sorocabana e ÓTIMO gatilho). Permanecem no clube apenas Anderson Varejão, Marquinhos, Olivinha e o pivô João Vitor.

Gosto bastante da forma como o elenco do Flamengo está sendo planejado pela diretoria. São atletas bem versáteis, atléticos, com ótima leitura de jogo e TODOS querendo mostrar que também podem brilhar em um grande clube, em um time de camisa, de massa. Olho, também, para o fato de que há "apenas" 11 atletas sob contrato. Como acontece há anos, o time da Gávea deixa uma vaga aberta para ser preenchida por um estrangeiro durante a temporada – o que pode ocorrer tanto para as fases derradeiras do NBB quanto para as finais da Liga Sul-Americana.

Gilvan de Souza / Flamengo

Como ponto de atenção, causa um pouco de estranheza o fato da função de ala-pivô, uma das mais fundamentais do basquete na atualidade, ser preenchida por jogadores móveis (Olivinha e Rafael Mineiro), mas com pouco % de conversão de arremesso de fora. De todo modo, é muito óbvio que Gustavo de Conti sabe do que está fazendo. E seu Flamengo até o momento tem a sua cara.

Vejamos os próximos passos da montagem do elenco rubro-negro que disputará Carioca, NBB e Liga Sul-Americana.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.