Topo

Saída de Rede

Lucarelli: “O importante foi chegar nas semifinais”

João Batista Junior

06/07/2017 21h06

Seleção comemora vitória em cinco sets e classificação às semifinais (foto: Guilherme Cirino/Saída de Rede)

Curitiba (PR) – Maior pontuador na vitória do Brasil sobre a Rússia, Lucarelli foi o destaque da equipe dirigida pelo técnico Renan Dal Zotto, nesta quinta-feira. Bastante requisitado pela torcida para fotos e autógrafos ao fim do jogo, o ponteiro campeão olímpico, apesar do desgaste de cinco sets, atendeu ao público pacientemente e foi um dos últimos jogadores a deixar a quadra montada na Arena da Baixada.

"Se fosse 3 a 0, seria perfeito pra gente descansar mais, mas a gente tem que estar preparado para um 3 a 2. O importante foi chegar na semifinal", disse o atacante, autor de 25 pontos no confronto.

"(Contra o Canadá) meus dois primeiros sets foram um pouco abaixo, então fiquei feliz por ter contribuído bastante desde o início da partida", comemorou. "Espero que amanhã possa continuar jogando bem: se puder melhorar, que melhore, se precisar fazer 25 pontos pra equipe ganhar, que seja", afirmou Lucarelli, que teve aproveitamento de 68,7% nas cortadas.

Siga o @saidaderede no Twitter
Curta a página do Saida de Rede no Facebook

Oscilações
Apesar da vitória e do primeiro lugar na chave, a seleção brasileira apresentou oscilações, uma das marcas negativas da equipe nesta edição da Liga Mundial, e foi batida em duas parciais com facilidade, mesmo contra um adversário àquela altura já eliminado.

"Nos sets em que a gente perdeu, acabou errando mais do que o previsto e acabou prejudicando a partida como um todo", comentou o líbero Thales. Em todo o duelo, o time concedeu nada menos que 37 pontos em erros para os russos – média superior a sete pontos por set.

Com dor nas costas, Lucão foi substituído no segundo set (foto: FIVB)

Lucão
Além dos altos e baixos da equipe, o central Lucão também preocupou a torcida. Ele foi substituído no decorrer do segundo set e não voltou mais para o jogo. "Desde o início da Liga Mundial, venho sentindo um pouco as costas, estou tendo problema com o acúmulo de jogos. Ontem (quarta-feira), depois do treino, estava doendo um pouco e hoje acordei um pouco pior", admitiu o meio de rede em entrevista ao Saída de Rede, logo após a partida.

"Depois que a gente venceu o primeiro set e estava classificado, tinha essa opção de ficar de fora, então, foi bom para conseguir estar inteiro pro jogo de amanhã", concluiu o central, que, no curto período em que atuou contra a Rússia, anotou um ace, um ponto de bloqueio e obteve 100% de aproveitamento no ataque, com dois pontos nesse quesito.

Éder, que entrou no lugar Lucão, avaliou que teve uma "boa participação no ataque e no bloqueio" e que foi "normal" a oscilação da equipe durante partida, na qual bastava um set para a assegurar vaga nas semifinais e dois para ficar com a primeira posição do grupo.

"Como já estava com a classificação garantida, o time talvez tenha relaxado um pouco (no segundo e quarto sets). Mas o objetivo era vencer, todo mundo conseguiu ajudar e o time está de parabéns pela vitória e pela primeira colocação no grupo", completou o meio de rede, responsável por três dos nove pontos de bloqueio do Brasil na partida.

Na sexta-feira, o Brasil encara os EUA pelas semifinais do torneio. A partida começa às 15h05 e terá transmissão da TV Globo e do SporTV. Em seguida, às 17h40, França e Canadá entram em quadra para definir o segundo finalista em Curitiba.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede