Topo

Saída de Rede

Final da Liga Mundial às 11 da noite? Fala sério...

João Batista Junior

16/05/2017 20h16

A Arena da Baixada será o primeiro estádio de futebol a receber as finais da Liga Mundial (foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

É louvável a ideia da FIVB de colocar as finais da Liga Mundial 2017, entre os dias 4 e 8 de julho, num estádio de futebol. As partidas na Arena da Baixada, em Curitiba, devem atrair muita atenção do público e da mídia – como foi na abertura do Mundial masculino da Polônia 2014 e como certamente será no Campeonato Europeu masculino deste ano, também na Polônia, quando o time da casa estreará no Estádio Nacional de Varsóvia. O horário programado para a final do torneio, contudo, é bastante questionável.

Curta o Saída de Rede no Facebook
Siga o @saidaderede no Twitter

Na fase de grupos e nas semifinais da competição, serão realizados dois jogos por dia, sempre no horário da tarde – às 15h05 e às 17h10, horários parecidos com os da fase final da edição 2015 da Liga Mundial, no Rio. Já as finais, no sábado, serão à noite: às 20h será a disputa da medalha de bronze e às 23h05, o jogo decisivo. Isso, mesmo: 23h05!

Ano passado, o Rio recebeu um fim de semana de partidas da fase classificatória da Liga Mundial e experimentou esse horário mais que esdrúxulo. Na ocasião, o motivo alegado para que o duelo entre Brasil e EUA na Arena Carioca 1 começasse às 23h do sábado (23h21, para ser mais preciso) e entrasse pela madrugada do domingo é que servia como evento teste para os Jogos Olímpicos. Mas, o que dizer de agora?

A organização já chegou a falar em até 30 mil espectadores para as partidas na Arena da Baixada. Dá para imaginar a dificuldade que os torcedores deve ter para voltar para casa, já que transporte público de madrugada foi problema até mesmo nas Olimpíadas do Rio – que se preparou sete anos para receber o evento, mas só disponibilizava uma estação de metrô para quem saísse do Maracanãzinho ao término de cada rodada. Um problema desnecessário que terá de ser contornado em Curitiba – que, ao menos, teve a experiência de receber um evento de grande porte nesse horário com o UFC, em maio do ano passado.

Renan Dal Zotto: "Quero mais é ter o Bernardinho por perto sempre"

INGRESSOS
A fase de pré-vendas de ingressos para as finais da Liga Mundial começaram nesta semana. Pelo site do Atlético-PR, sócios do clube e clientes do Banco do Brasil já podem adquirir os tíquetes. A venda para o público em geral só será aberta no domingo, 21.

A Liga Mundial começa no próximo dia 2. O Brasil estreia em Pesaro, na Itália, contra a Polônia.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede