Topo

Bala na Cesta

Jogo das Estrelas da LBF terá o primeiro campeonato de enterradas feminino do Brasil

Fábio Balassiano

07/04/2018 06h00

Acontece neste domingo a edição 2018 do Jogo das Estrelas da Liga de Basquete Feminino. E para este ano a LBF aposta em uma série de novidades para o evento que será realizado no ginásio Pedro Dell'Antonia. Primeiro por causa do Jogo de fundo em si (exibição do Sportv e TV Gazeta a partir das 14h), que terá as melhores brasileiras da Liga contra as melhores atletas da Liga Argentina (o formato brasileiras x estrangeiras do campeonato nacional ficou de lado por enquanto).

Só que há mais que isso. Além dos já tradicionais Torneios de Habilidades e Desafio de Três pontos, a Liga de Basquete Feminino lança neste domingo o primeiro torneio de enterradas do basquete feminino profissional brasileiro. A altura do aro será rebaixada, e estarão em disputa Taty Pacheco (Sampaio Correa), Thayná (São Bernardo), Bianca (Santo André) e Iza (Presidente Venceslau). Os 3 concursos (Habilidades, 3 pontos e Enterradas) serão exibidos a partir do meio-dia pela LBF TV (Site, Twitter e Facebook).

"O objetivo é sempre melhorar o produto basquete feminino. Uma das experiências que a gente tem feito através do pilar LBF Inova é, em conjunto com a UNICAMP, discutir de forma científica o que pode ser melhorado na dinâmica do jogo para que o produto seja melhor para atletas, times, entidades, mídia e patrocinadores. Há espaço pra isso, sabemos muito bem. Começamos com o Torneio de Enterradas pensando exatamente nisso – em valorizar o evento e dar ao público uma nova forma de acompanhar o esporte das nossas meninas. Conseguimos colocar em prática isso nesta edição de 2018, respeitando a individualidade das atletas. É uma forma de provocar uma reflexão sobre a modalidade", avalia Ricardo Molina, presidente da Liga de Basquete Feminino.

As novidades, aliás, não ficam só do lado de dentro das quadras. Visando as próximas edições, Molina organiza um encontro com as equipes interessadas em participar das LBF de 2019 e 2020 um dia antes do evento (no sábado, hoje, 7 de abril, portanto). O objetivo é muito claro: mostrar que um dos pilares da Liga, o planejamento, está sendo bem tratado pela entidade.

"Entendo que o Jogo das Estrelas é um momento festivo de um campeonato, de um trabalho, mas sempre deve ser uma oportunidade de também conversarmos sobre os próximos passos. É muito importante termos os times que já jogam a LBF nesta temporada (9) e também os que já demonstraram interesse em participar das próximas edições. Vamos conversar sobre o que deu certo, o que podemos melhorar e, o mais importante, mostrar aos clubes datas, objetivos, pilares e resultados do que já alcançamos nesta edição. Estamos tentando profissionalizar tudo e nada mais profissional, ao meu ver, do que ter planejamento de longo prazo", finaliza Molina.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.