Topo

Bala na Cesta

Algoz do Brasil na Olimpíada faz LeBron de vítima e dá vantagem ao Pacers contra o Cavs na NBA

Fábio Balassiano

21/04/2018 05h49

No dia 11 de agosto de 2016 a Croácia venceu o Brasil na Olimpíada do Rio de Janeiro por 80-76. O protagonista daquela tarde na Arena Carioca foi o ala Bojan Bogdanovic, então um reserva do inexpressivo Brooklyn Nets. Ele fez incríveis 33 pontos e acabou com todas as chances de reação da seleção brasileira.

O tempo passou, e Bogdanovic rodou. Ficou mais uma temporada no Nets, passou pelo Washington e para este campeonato de 2017/2018 foi para o surpreendente Indiana Pacers. Não mais como reserva, mas sim como titular. Suas médias saltaram (os 14,2 pontos em 30 minutos por jogo falam por si), seu desempenho melhorou e a noite de sexta-feira, 20 de abril de 2018, certamente foi a mais especial de sua carreira na NBA.

Com a série empatada em 1-1 contra o poderoso Cleveland Cavs, de LeBron James, o Indiana Pacers começou a primeira partida do playoff em sua casa de maneira muito ruim. A defesa não encontrava LeBron e companhia, a marcação do Cavs era dominante e os 57-40 no intervalo foram uma ducha de água fria nas quase 20 mil pessoas que lotavam a arena em Indianápolis.

Mas no segundo tempo apareceu Bojan Bogdanovic. Com a mão quente o croata assumiu o protagonismo de um Victor Oladipo em noite mediana (5/15 nos arremessos) e recolocou o Indiana no jogo. Com 7 bolas de três convertidas, 30 pontos, forçando erros de LeBron James (foram seis no total) e bolas cruciais no final ele foi o principal responsável pela sensacional virada dos Pacers (52-33 na segunda etapa) que culminou com a vitória de 92-90.

Com 2-1 na série, o Indiana pode jogar o Cleveland Cavs ainda mais pro precipício neste domingo, quando também em casa (21h30 de Brasília) enfrenta o time de LeBron James em partida desta emocionante primeira rodada da conferência Leste nos playoffs da NBA em 2018 (nos outros duelos o Raptors, o Celtics e o Sixers têm 2-1 contra o Washington, Bucks e Heat, respectivamente).

Em um playoff que até agora tem tido muita emoção no Leste e quase nenhuma no Oeste, dá pra dizer que nem mesmo Bojan Bogdanovic esperava ser estrela de uma série de playoff da NBA com LeBron do outro lado da quadra. Abaixo os melhores momentos de Bogdanovic na noite de ontem em Indianápolis.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.