Topo

Bala na Cesta

O caminho para o Final Four: a Euroliga chega aos playoffs, por Rodrigo Salomão

Fábio Balassiano

09/04/2018 06h20

* Por Rodrigo Salomão

A noite da última sexta-feira pôs um ponto final na primeira fase da Euroliga. Depois de 30 rodadas espalhadas em quase seis meses de muito basquete, chegou a hora de colocar frente a frente os donos das oito melhores campanhas. E só tem jogo grande! É bem verdade que os classificados já estavam definidos com uma semana de antecipação desde a vitória do Baskonia sobre o Maccabi Tel Aviv na Espanha. Mas os confrontos e a vantagem do mando de campo ainda estavam em disputa até o estouro do cronômetro. Emoção que vem marcando esta edição e que deve permanecer como tônica adiante.

Agora as equipes voltam às quadras entre os dias 17 de abril e 1º de maio para as respectivas séries melhor de 5 jogos. Quem passar estará credenciado para jogar o aguardado Final Four em Belgrado, na Sérvia, que acontecerá entre 18 e 20 de maio. Vamos aos duelos:

CSKA Moscou (1º) x Khimki Moscou (8º)
Sem a menor sombra de dúvida o grande destaque da fase inicial da liga foi o CSKA. Comandado pelo armador espanhol Sergio Rodriguez, o time sobrou na turma e garantiu a liderança com três rodadas de antecedência. Entra como favorito ao título, mas antes terá um adversário da própria cidade e que vê em Alexey Shved (eleito MVP em quatro rodadas nesta temporada) como sua principal estrela. Quer saber mais sobre os dois times? Acompanhamos pessoalmente: é só ler aqui e aqui.

Panathinaikos (4º) x Real Madrid (5º)
Até por conta das respectivas posições na tabela, talvez este seja o embate mais equilibrado. Muitos olhares (vindos da NBA, inclusive) estarão voltados para o jovem Luka Doncic. O esloveno da equipe de Madrid vem sendo cotado para a primeira escolha do Draft do ano que vem e tem justificado a expectativa criada. Mas do outro lado terá ninguém menos que Nick Calathes, grego que vem quebrando recordes individuais em sequência nesta edição. Além do experiente treinador ex-Barcelona Xavi Pascual. Duas das figuras que também pudemos conferir bem de perto, neste texto de .

Olympiacos (3º) x. Zalgiris Kaunas (6º)
O segredo do time grego até aqui foi apostar na regularidade e na consistência. Mesmo sem contar com o veterano Vassilis Spanoulis nas dez primeiras partidas, jamais deixou de flertar com a classificação para os playoffs. Caso confirme a vaga, será seu sétimo Final Four nos últimos dez anos. Rendimento espantoso numa competição tão equilibrada como a Euroliga. Por outro lado, os lituanos do Zalgiris chegaram a um patamar que não era esperado por muita gente. Méritos enormes de Sarunas Jasikevicius (aquele mesmo que viralizou com o vídeo do Augusto Lima, lembram?). O treinador construiu um time equilibrado e que fará de tudo para alcançar à semifinal pela primeira vez neste século.

Fenerbahce (2º) vs. Baskonia Vitoria Gasteiz (7º)
Atual campeão e dono da melhor defesa da competição na primeira fase (apenas 75,2 pontos cedidos por jogo), o time turco é mais uma vez um dos fortes candidatos ao título e mostrou isso ao longo das primeiras 30 partidas da temporada. A equipe de Marcelinho Huertas definitivamente não terá vida fácil. Apesar de ter crescido de rendimento na reta final, com seis vitórias consecutivas na luta por um lugar nos playoffs, a surpreendente derrota para o lanterna Anadolu Efes em casa na rodada derradeira complicou o percurso espanhol rumo ao Final Four. Uma das principais esperanças está em Toko Shengelia, em grande fase, eleito o MVP do mês de março.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.