Topo

Rei Midas? Divulgação de Neymar faz grupo de pagode e humorista "bombarem"

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

28/12/2017 04h00

“O que o moleque encosta vira ouro”

A frase acima pertence a Thiago Ventura. O humorista de 28 anos se encontrava satisfeito com a repercussão do trabalho com o stand up comedy, mas viu as suas redes sociais “bombarem” depois de Neymar, um fã do seu show, reproduzir ao lado de Gabriel Jesus a ‘pose de quebrada’, uma das marcas das apresentações semanais que viralizaram no Youtube. O mesmo toque de “Rei Midas” do jogador anabolizou o crescimento do grupo Atitude 67.

Enquanto Thiago Ventura acumulou ainda mais seguidores com o ato de Neymar, o Atitude 67 viu a música de trabalho “Cerveja de Garrafa” atingir o topo de maneira surpreendente. Só foi Neymar postar um vídeo cantando o hit para os seis jovens do Mato Grosso do Sul alcançarem a primeira colocação nos ’50 virais do Brasil’ em um aplicativo de música. O grupo lançou o primeiro EP na internet com 14 músicas.

O vídeo de “Cerveja de Garrafa” hoje conta com mais de 4 milhões de visualizações no Youtube, e o grupo que aos poucos atinge o sucesso se encontra em turnê por todo o país. Durante os últimos meses, o Atitude 67 tocou em Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Campinas e, obviamente, Campo Grande, terra de Pedrinho Pimenta, Gabriel Pereira (GP), Henrique Regenold (Rege), Karan Cavallero, Leandro Martins (Leandrinho) e Éric Polizér  .

A popularidade absoluta de Neymar reflete imediatamente no trabalho de quem divulga, como mostram os números. Thiago Ventura contou, em entrevista exclusiva ao UOL Esporte, como ganhou admiradores de forma instantânea após o craque do Paris Saint-Germain reproduzir a ‘pose de quebrada’ ao lado de Jesus na partida contra o Chile, em 10 de outubro deste ano, pelas Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo.

“Subiu o número de meus seguidores no Instagram, principalmente; sei lá, foram umas 300 mil pessoas desde então. Não foi a ‘pose’ que gerou visualizações”, contou o humorista, que viu o celular quase travar com tantas mensagens após a interpretação de Neymar no gramado.

“Eu estava gravando o especial dos Quatro Amigos, meu grupo de comédia. Eles [Neymar e outros atletas da seleção] tinham prometido fazer no jogo anterior. Aí, quando fui ver meu celular, não parava de chegar mensagem. Quando parei para ver, era a ‘pose de quebrada’. Bombou muito no Instagram, foi gigantesco. O que o moleque encosta vira ouro”, brincou Thiago.

Segundo o humorista, Neymar começou a assistir aos números de comédia após a indicação de um amigo. Ao se divertir com as piadas de Thiago, o camisa 10 da seleção brasileira passou a divulgar o trabalho nas próprias redes sociais. A partir de então, o trabalho já consolidado do humorista ganhou uma proporção ainda maior.

Thiago Ventura mantém contato com Neymar via Whatsapp e ainda aguarda uma chance para conhecer o jogador pessoalmente. Enquanto não surge a oportunidade, se recupera de uma cirurgia feita no joelho para estrear o seu novo espetáculo “Só agradece”, no início de janeiro. A agenda completa do humorista pode ser conferida aqui.

Não é só Cerveja de Garrafa

Assim como Thiago Ventura, o Atitude 67 caiu nas graças de Neymar. Não apenas “Cerveja de Garrafa” apareceu nas redes sociais do jogador do PSG. Em outro vídeo no qual bate bola com Daniel Alves em um treinamento do clube, o craque ouve “Linda de Mar”, que já possui mais de 700 mil visualizações no Youtube.

A relação de Neymar com o grupo transcende o gosto musical já conhecido do craque. O empresário Eduardo Maluf e o também pagodeiro Thiaguinho são dois dos responsáveis pelo gerenciamento da carreira dos jovens sul-matogrossenses. Ambos são próximos da família de Neymar – tanto o pai quanto o filho famoso do PSG, um "Rei Midas" quando costuma divulgar o trabalho de quem admira.