Topo

Saída de Rede

Sem traços da antiga rivalidade, Brasil vence Peru e mantém invencibilidade no Sul-Americano

João Batista Junior

18/08/2017 20h26

Bloqueio brasileiro levou vantagem sobre ataque peruano (foto: Nelson Rios/CSV)

Se Brasil vs. Peru já foi o grande duelo do vôlei feminino da América do Sul, o jogo desta sexta-feira deixou claro – como aliás têm sido os confrontos entre as duas seleções nas últimas duas décadas – que aquele clássico dos anos 1980 não existe mais. Pela quarta rodada do Campeonato Sul-Americano, em Cali, as brasileiras venceram as peruanas por 3 sets a 0, em parciais de 25-16, 25-17, 25-18, e se mantiveram invictas na competição (desde 1999, não perdem um set, sequer, nas edições do torneio continental).

Com o resultado, o Brasil está a uma vitória do título sul-americano e da vaga no Campeonato Mundial do Japão do ano que vem. Ao Peru, que ainda acalentava parcas chances de reconquistar um troféu que levantou pela última vez em 1993, restam as eliminatórias continentais para chegar ao mundial.

Siga o @saidaderede no Twitter
Curta a página do Saida de Rede no Facebook

Diferentemente da vitória na véspera, sobre o Chile, quando poupou quase todo o time titular, o técnico Zé Roberto escalou Roberta, Tandara, Adenizia, Carol, Rosamaria, Natália e Suelen. Rosamaria, com 13 pontos, foi a maior anotadora entre as brasileiras, seguida de Tandara, Natália e Carol, todas com 12 (do lado peruano, só a ponta Angela Leyva, com 13 acertos, chegou a dois dígitos).

Com um saque eficiente e um bloqueio sempre disposto a frustrar as expectativas das rivais (15 pontos para o Brasil nesse quesito, sendo cinco de Adenizia e quatro de Carol), a equipe brasileira conquistou uma vitória sem susto, mantendo o time peruano a uma distância segura no placar, especialmente nas duas primeiras parciais.

Comandada pelo técnico Luizomar de Moura, a seleção peruana – que já havia sido batida pelas colombianas logo na estreia – tentou ofereceu resistência, mas pouco pôde fazer diante da superioridade adversária e de suas próprias limitações – foram apenas 20 anotações no ataque em toda a partida contra 40 das brasileiras.

O melhor momento do sexteto andino foi no terceiro set, quando conseguiu complicar o passe do Brasil e chegou a liderar o marcador (13-10). Contudo, o saque e o bloqueio brasileiros voltaram a surtir efeito depois do segundo tempo técnico e o triunfo do time verde-amarelo foi inevitável.

O último compromisso do Brasil no campeonato será no sábado, às 17h30, diante das donas da casa. A partida será transmitida pelo site oficial da Confederação Sul-Americana de Vôlei (CSV).

TABELA DO SUL-AMERICANO FEMININO (horário de Brasília)
Dia 15 (terça-feira) – Brasil 3-0 Argentina (25-21, 25-15, 25-15)
Dia 16 (quarta-feira) – Brasil 3-0 Venezuela (25-15, 25-6, 25-12)
Dia 17 (quinta-feira) – Brasil 3-0 Chile (25-5, 25-10, 25-17)
Dia 18 (sexta-feira) – Brasil 3-0 Peru (25-16, 25-17, 25-18)
Dia 19 (sábado) – Brasil vs. Colômbia, às17h30

Atualizado às 21h12, com as estatísticas da partida

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede