Topo

Calouro da NBA tem marca própria de tênis, mas joga melhor com concorrentes

Na Vitrine

19/07/2017 04h00

(Crédito: Ethan Miller/Getty Images/AFP)

Lonzo Ball foi a segunda escolha do Draft e se tornou uma sensação instantânea na NBA. Ou quase. Ele precisou de dois jogos na Liga de Verão de Las Vegas para mostrar que toda o talento que mostrou durante sua carreira no basquete universitário poderia ser usado, também, na NBA.

Seu time, o Los Angeles Lakers, foi campeão do torneio amistoso e Lonzo acabou eleito o melhor jogador da competição, mesmo deixando de atuar no último jogo. O detalhe da história é que em cada um dos seis jogos que disputou, o armador usou seis tênis, cinco modelos e quatro marcas diferentes. E isso é relevante porque ele é o único calouro do basquete profissional dos EUA que tem uma marca própria de calçados.


Os tênis de Lonzo

Estreia com o modelo branco ZO2: SHO'TIME!, da Big Baller Brand, na derrota para os Clippers por 96 a 93. Na partida, ele fez 5 pontos, pegou 4 rebotes e deu 5 assistências (crédito: Ethan Miller/Getty Images).

Contra os Celtics, ele usou o ZO2: Prime, também da BBB, com derrota por 86-81. Foi, porém, seu primeiro triple-double, com 11 pontos, 11 rebotes e 11 assistências (crédito: Ethan Miller/Getty Images).

Kobe A.D. edição especial de páscoa, da Nike, durante a vitória por 103 a 102 sobre os 76ers. Em sua melhor partida, fez 36 pontos, pegou 8 rebotes e deu 11 assistências (crédito: Ethan Miller/Getty Images).

Harden LS Primeknit, da Adidas, nos 94 a 83 sobre os Cavs. Ele somou 16 pontos, 10 rebotes e 12 assistências na partida (crédito: Ethan Miller/Getty Images).

Curry 4 Finals PE, da Under Armour, nos 115 a 106 sobre os Nets. Lonzo fez 14 pontos, 9 rebotes e 7 assistências na partida (crédito: Ethan Miller/Getty Images).

Lonzo Ball usa tênis Air Jordan XXXI, da Nike, na vitória dos Lakers sobre os Mavericks por 108 a 98. Ele fez 16 pontos, 8 rebotes e 10 assistências – mesmo já sentido a lesão na panturrilha que o tirou da final da Summer League (crédito da foto: Ethan Miller/Getty Images).


A explicação de Lonzo para a troca constante de tênis foi simples: "Quando você é um Big Baller, você pode usar o que quiser", disse, aproveitando que o nome de sua marca, Big Baller, significa grande jogador, em inglês.

Tudo foi, porém, uma estratégia da família Ball para mostrar o impacto que o jogador e sua marca podem ter no mercado. Quando usou Nike, tanto Kobe Bryant quanto LeBron James comentaram o fato. O mesmo se repetiu no jogo seguinte, com comentários de James Harden. Curry não comentou quando Lonzo usou os seus tênis, mas grande parte da imprensa que não fala normalmente de tênis notou a troca de calçados. No sexto jogo, antes do jogo a ESPN, que transmitiu a partida, perguntou o que ele estava usando antes do jogo.

"Isso é uma declaração para as grandes marcas sobre o potencial que temos se eles tiverem uma mente aberta. Os jogadores são embaixadores das marcas. E as marcas não são nada sem os jogadores", afirmou o LaVar Ball, à ESPN dos EUA, que avisa que os Ball reabriram negociações com as marcas.

A ideia é manter a BBB ativa, nos mesmos moldes do acordo da Nike com a Air Jordan – hoje uma marca independente, mas ligada à gigante norte-americana. Os valores, no entanto, seguem alto, com LaVar dizendo para todos que quiserem ouvir que ele tem um negócio de "um bilhão de dólares" nas mãos.

Sobre o Blog

Esporte é emoção e conquistas, mas também é bola, chuteira, tênis, uniforme... Vamos falar tudo o que você precisa para praticar sua modalidade preferida ou usar o mesmo que o seu ídolo veste. A chuteira mais moderna, as curiosidades das novas bolas, quem já lançou camisa para a temporada e muito mais.