Paraolimpíadas

Fica uma mancha na Paraolimpíada, diz Comitê Internacional sobre morte

Comitê Paraolímpico do Irã
Bahman Golbarnezhad, ciclista do Irã, na prova de contrarrelógio da Paraolimpíada do Rio imagem: Comitê Paraolímpico do Irã

Do UOL, no Rio de Janeiro

O Comitê Paraolímpico Internacional (CPI) lamentou no início da noite deste sábado (17) a morte do iraniano Bahman Golbarnezhad. O ciclista sofreu um acidente durante a prova de estrada dos Jogos Paraolímpicos do Rio de Janeiro, por volta de 10h40.

“A família paraolímpica está unida na dor desta tragédia, que vai deixar uma mancha em uma Paraolimpíada fantástica como essa do Rio de Janeiro”, afirmou o presidente da entidade, Philip Craven. “É uma notícia de cortar o coração. Os pensamentos e as condolências de todo o movimento paraolímpico estão com a família de Bahman e seus amigos e demais membros da delegação, além de todo o comitê olímpico do Irã”.

A Rio-2016 afirmou que uma investigação foi aberta para apurar as causas da queda. As bandeiras do Irã e do Comitê Paraolímpico Internacional já estão a meio-mastro. Além disso, serão respeitados minutos de silêncio na final do vôlei sentado, entre Irã e Bósnia, e na cerimônia de encerramento, no domingo, no Maracanã.

“É uma notícia triste para o esporte e para o movimento paraolímpico. Nossos corações e preces estão com a família e os amigos de Bahman e com todas as pessoas do Irã”, falou o presidente do comitê organizador dos Jogos, Carlos Nuzman.

Mais tarde, o CPM também divulgou uma breve nota. "Comitê Paralímpico Brasileiro lamenta profundamente a morte do ciclista iraniano Bahman Golbarnezhad. Neste momento, nossos pensamentos são de apoio à família do atleta e a toda delegação do Irã nos Jogos Paraolímpicos Rio 2016."

Em comunicado, a organização dos Jogos explicou que Golbarnezhad sofreu a queda ainda na primeira volta do circuito de Grumari, próximo à orla. Ele foi atendido no local e seria transferido para o hospital-referência dos atletas, o Hospital das Américas. Durante o percurso, porém, o iraniano sofreu uma parada cardíaca e os médicos preferiram rumar para o Hospital Unimed, mais próximo. Ao chegar, foi submetido a procedimentos médicos, mas não resistiu.

A confirmação da morte foi dada no meio da tarde para que a família do ciclista fosse avisada. Todo o time iraniano voltou para a Vila dos Atletas por volta de 16h para o anúncio oficial da morte do companheiro.

 

Topo