Topo

Bala na Cesta

Camaleônico, Demétrius mostra seu repertório ao fazer Bauru chegar de novo na semifinal do NBB

Fábio Balassiano

23/04/2018 05h20

Foto: Victor Lira/Bauru Basket

No dia 17 de junho de 2017 Bauru seria campeão do NBB pela primeira vez com um quinteto inicial que tinha Gegê, Alex, Leo Meindl, Jefferson William e Shilton. Foi o auge de um projeto que vinha batendo na porta para conquistar a coroa máxima do basquete nacional, mas ao mesmo um ponto de mudança para o técnico Demétrius, que na temporada seguinte, a 17/18, entrou nos playoffs com TODOS os seus titulares diferentes em relação ao ano anterior.

O único que ainda está no elenco é Alex Garcia, mas com lesão no joelho ele só retorna na próxima temporada. Se saíram Gegê, Leo, Jefferson e Shilton voltou a ser reserva de Rafael Hettsheimeir, vieram dois estrangeiros (Osvaldas e Kendall), chegaram peças de composição de elenco que se mostraram bem valiosas ao longo do campeonato (Duda e Isaac) e jovens como Gabriel Jaú, Michael Uchendu e Stefano ganharam tempo de quadra.

Ano passado o título veio com uma defesa fantástica, algo que destaquei aqui, mas nessa temporada a marcação estava bem errática (a sexta mais vazada com 77,1 pontos sofridos e a quinta que mais viu os rivais converterem bolas de três pontos) e o entrosamento de tantas peças novas parecia de difícil encaixe. Era, e ainda é, um novo Bauru e ninguém na equipe sabia bem o que aconteceria.

Veio a primeira série contra o Vasco, Bauru sofreu, perdeu Alex Garcia, soube que não teria mais Renan (ala-pivô que tinha funções bem específicas no time – jogar aberto para arremessar de fora, por exemplo), continuou sem Gui Santos (reserva natural na armação) e a vitória em 4 jogos veio graças a uma performance absurda de Duda no Rio de Janeiro (18 pontos entre quarto período e prorrogação, além da bola final à Boracini).

Diante de Franca, nas quartas-de-final e sem mando de quadra, pouca gente acreditava não na vitória bauruense, algo bem possível, mas na forma como o time de Demétrius Ferraciú acabou eliminando o de Helinho no sábado diante de um atônito torcedor francano. Foram 3 jogos, 3 vitórias e um domínio tático e psicológico bem amplo dos atuais campeões do NBB, que venceram duas vezes no Pedrocão.

Foto: Victor Lira/Bauru Basket

E aí vem o mérito de Demétrius. Não só por remontar seu time todo de uma temporada pra outra, mas por saber jogar de maneira completamente diferente contra rivais tão distintos como se apresentavam vascaínos e francanos – dois times pelos quais ele, como armador, brilhou intensamente aliás. Se contra o Vasco foi um verdadeiro "tiroteio" nos ataques, algo que foge dos padrões que a gente se acostumou a ver dos sempre "controlados" times de Demétrius, contra Franca a ordem foi bem clara – travar as partidas, jogar com menos posses de bola, apostar nos erros dos chutes de fora dos rivais e, com a faca no pescoço após a primeira vitória em casa, deixar que o lado psicológico abalado dos francanos fizesse o trabalho final.

Nos três jogos Franca não conseguiu chegar a 80 pontos, algo bem complexo para um elenco fortíssimo e que foi formado para chegar no mínimo às semifinais do NBB, o aproveitamento nos três pontos foi caindo partida a partida (40%, 34% e 19%) e do minuto 1 ao minuto 120 da série Bauru teve o domínio mental do confronto. Sabia o que estava fazendo, sabia pra onde estava levando o rival e acelerou e travou a velocidade da partida quantas vezes foi necessário. Contou com atuações brilhantes de jogadores diferentes nas três vitórias – Kendall (20 pontos no jogo 3), Jaú (16 no jogo 2) e Duda (16 no jogo 1), o que mostra exatamente como joga coletivamente a equipe.

Bauru, agora, espera Paulistano ou Basquete Cearense na semifinal (o Paulistano tem 2-1 e o jogo 4 será na quarta-feira). Independente do que aconteça, é bem legal ver um técnico como o ex-armador sendo tão cerebral com as pranchetas como ele foi quando dominava as partidas com sua canhotinha. Vendo de longe, parece que não importa com que elenco o treinador estará nas mãos. O fato é que a equipe de Demétrius será sempre organizada, focada e sabedora exatamente do que precisa fazer pra chegar ao seu objetivo.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.