Topo

Saída de Rede

Taubaté vence Sesi em jogo emocionante e reassume terceira posição

João Batista Junior

02/12/2017 22h36

Ivovic foi o destaque de Taubaté na vitória sobre o Sesi (foto: Rafinha Oliveira/EMS Taubaté Funvic)

No jogo mais aguardado da nona rodada da Superliga masculina 2017/2018, o EMS Taubaté Funvic bateu o Sesi por 3 sets a 2 (25-18, 30-28, 22-25, 22-25, 21-19), na noite deste sábado, no ginásio da Vila Leopoldina, em São Paulo.

Vindos de derrota em casa para o Vôlei Renata sábado passado, jogo em que Lucarelli sofreu uma lesão no pé, os últimos vice-campeões nacionais voltaram ao terceiro posto do campeonato, com 22 pontos e oito vitórias. Com um ponto e uma vitória a menos, o sexteto da capital paulista está no quarto lugar.

Marko Ivovic, que assumiu definitivamente uma posição entre os titulares do Taubaté com a contusão de Lucarelli, foi um dos destaques ofensivos da equipe interiorana, sendo o desafogo do time em situações nas quais o oposto Wallace se via bem marcado pelo bloqueio rival. No passe, o ponta sérvio até conseguiu se sair relativamente bem em algumas passagens, mas, não sendo especialista nesse quesito, se viu caçado pelo saque adversário e precisou, algumas vezes, ser coberto pelo líbero Thales.

Siga o @saidaderede no Twitter
Curta a página do Saida de Rede no Facebook

Exceto por uma sequência de levantadas para Ivovic na primeira metade do set de abertura, o levantador Raphael começou a partida mostrando sua costumeira eficiência na distribuição de jogada e acabou sendo bem correspondido por seus atacantes, tanto na virada de bola quanto no contra-ataque. Do lado sesista, de problemas de precisão no passe e no ataque deixavam William com poucas alternativas para armação. Com efeito, Taubaté desgarrou no marcador da primeira parcial.

Nos dois sets seguintes, boas passagens dos centrais do Sesi no saque (Gustavão, na segunda parcial, e Lucão, na terceira), desestabilizaram a linha de recepção do Taubaté e trouxeram equilíbrio ao jogo.

Com o passe em dificuldade, Raphael teve de trabalhar com bolas mais lentas e acabou, em certos momentos, sobrecarregando Wallace, o que deixou à mercê do sistema defensivo adversário. Pressionando no bloqueio e com mais volume de jogo (ressalte-se a entrada de Renato no lugar de Douglas Souza), o Sesi conseguiu levar a partida para o set desempate.

No tie break, Taubaté pecava nos contra-ataques, mantinha o placar equilibrado graças ao saque – um deles, inclusive, fechou o jogo em ponto direto. O momento crucial do set foi quando os visitantes salvaram o match point do time da casa (13-14), num lance repleto de defesas difíceis e que terminou numa cortada do central Solé.

O EMS Taubaté Funvic volta à quadra no próximo sábado (9), fora de casa, diante do Corinthians Guarulhos. Já o Sesi, que já jogou com o Sada Cruzeiro pela décima rodada, só joga novamente daqui a duas semanas, no dia 16 de dezembro, quando encara o Sesc em São Paulo.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede