Topo

Rafael Reis

Em avaliação de robô, Alisson é melhor que Buffon, De Gea e Courtois

Rafael Reis

14/04/2018 04h00

Um dos destaques da Roma semifinalista da Liga dos Campeões da Europa, o goleiro brasileiro Alisson superou nesta temporada três dos monstros sagrados de sua posição, Gianluigi Buffon (Juventus), David de Gea (Manchester United) e Thibaut Courtois (Chelsea).

Essa não é a avaliação de nenhum ex-jogador ou jornalista, mas sim de uma máquina especialista em medir o desempenho de atletas de futebol com base nas estatísticas do que eles produziram em campo.

De acordo com os algoritmos do site "WhoScored?", o provável camisa 1 da seleção brasileira na Copa do Mundo-2018 merece na atual temporada nota 6,98 por suas atuações nas 41 partidas (válidas por Campeonato Italiano e Champions) que foram avaliadas.

A média de Alisson é superior às dos goleiros que hoje formam o primeiro escalão de sua posição no futebol mundial.

Segundo a inteligência artificial, o espanhol De Gea tem nota 6,93, o italiano Buffon, 6,60, e o belga Courtois, 6,54. O alemão Manuel Neuer, do Bayern de Munique, outro dos notáveis da atualidade, está machucado desde setembro e só disputou quatro jogos nesta temporada.

O bom momento de Alisson se reflete também em outros números. O brasileiro de média de gols sofridos inferior a 1 por jogo (0,93, resultado de 38 bolas nas redes em 41 partidas) e não foi vazado em 18 apresentações nesta temporada (quase 44% do total de jogos).

Titular da seleção desde o fim de 2015, quando a equipe ainda era dirigida por Dunga, o gaúcho de Novo Hamburgo está em sua primeira temporada como titular no Velho Continente.

Apesar de ter trocado a Inter pela Roma em julho de 2016, Alisson passou seu primeiro ano na Itália como reserva do polonês Wojciech Szczesny, atualmente na Juventus. A situação chegou a gerar dúvidas se ele merecia continuar como dono da meta brasileira.

Mas qualquer contestação sobre o goleiro caiu por terra depois que ele assumiu a titularidade da Roma. Com grandes atuações, ele rapidamente se transformou em ídolo da torcida e em um dos jogadores de confiança do técnico Eusebio di Francesco.

Com apenas 25 anos e o moral lá em cima, Alisson virou também um dos goleiros mais cobiçados do mercado internacional da bola. O camisa 1 já teve seu nome ligado a possíveis transferências para Liverpool e Real Madrid.

Por enquanto, o presidente da Roma, James Pallotta, diz que ama o brasileiro e descarta possibilidade de negociá-lo ao fim da temporada. Afinal, ele não quer ver ir embora um goleiro que, pelo menos na visão das máquinas, é melhor que Buffon, De Gea e Courtois.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– Vinte anos depois, há gente que jura que o Brasil "vendeu" a Copa-1998
– Zagueiro troca nova chance no Palmeiras por bike, ônibus e aprendizado
– Falta de gols e finalizações: Gabriel Jesus vive pior semestre na Europa
– Qual é o futuro de Douglas e Ganso após "geladeira" na Europa

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.