Topo

Bala na Cesta

Final da NBA entre Warriors e Cavs rende liderança e audiência histórica à ESPN no Brasil

Fábio Balassiano

15/06/2017 05h00

A final da NBA entre Golden State e Cleveland, que terminou na segunda-feira com o título do Warriors, rendeu ótimos resultados para a ESPN, emissora que detém os direitos exclusivos de exibição das finais da liga no Brasil.

Em quatro dos cinco jogos da série final a ESPN ficou em primeiro lugar entre os canais da TV por assinatura e cada telespectador passou, em média, 1h08min sintonizado no canal. Em comparação a 2016, quando houve sete jogos na decisão envolvendo os mesmos dois times, foram 22% a mais de pessoas assistindo às cinco partidas. O número seria ainda maior caso o confronto tivesse se prolongado por mais duelos.

Embora a emissora não abra os seus números absolutos, de acordo com fontes ouvidas pelo blog a audiência do quinto jogo da final, o que rendeu ao Golden State Warriors o título da temporada 2017, foi maior inclusive que a do SuperBowl (final do futebol americano) deste ano, o que mostra o crescimento do produto NBA no país. E um crescimento não só entre os homens, não. A audiência feminina nas finais da atual temporada foi 12% maior entre as mulheres em comparação com as finais do último ano. Já o WatchESPN, plataforma de acesso a programação por celulares, computadores e tablets, dobrou a média de acessos diários na decisão.

Narrador da emissora e conhecido por ser a voz mais conhecida da NBA no Brasil, Everaldo Marques falou ao blog sobre o crescimento do interesse do público brasileiro pelo basquete:

"O terceiro encontro entre Warriors e Cavs nas finais era muito esperado e o clima de rivalidade entre as equipes estava presente em cada jogo. O fã brasileiro se envolveu muito com esta decisão, não só vendo os jogos na TV, mas também interagindo muito pelas redes sociais e bombando a Casa NBA na Avenida Paulista, em São Paulo. Acompanhar de perto a vitória de um dos times com maior poder de fogo da história da liga foi sensacional", contou Everaldo, presente mais uma vez nos ginásios americanos para comandar a cobertura do canal, que contou também com dois repórteres (André Linares e José Renato Ambrósio) nos Estados Unidos.

Os ótimos números da ESPN não ficaram restritos à decisão. A temporada 2016/2017 da NBA marcou o aumento do número de jogos exibidos (174 no total) e um crescimento de 36% a mais de pessoas assistindo aos jogos. Ao longo de toda a temporada, 72% do público foi masculino, sendo 88% com 18 anos ou mais.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.