Topo

Com gol de Lucas, Tottenham empata e avança com o Barça para as oitavas

Do UOL, em São Paulo (SP)

11/12/2018 19h52

O brasileiro Lucas saiu do banco de reservas para classificar o Tottenham às oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa. Com gol do ex-são-paulino, o clube britânico buscou o empate por 1 a 1 contra o Barcelona, em pleno Camp Nou, e assegurou a segunda vaga do Grupo B para o mata-mata. Os próprios catalães, que atuaram com um time majoritariamente reserva, avançaram em primeiro.

A classificação do Tottenham só veio aos 40min da segunda etapa. Lucas, que entrou restando 20min para o fim, aproveitou cruzamento de Harry Kane e desviou para as redes. O gol deixou o time londrino com oito pontos, mesmo número da Internazionale, que também ficou no 1 a 1 com o PSV. O Barça termina com 14.

O Tottenham avançou pelo critério do confronto direto. O gol anotado na derrota por 2 a 1 para a Inter, em Milão, fez a diferença. Na Inglaterra, o time de Lucas Moura devolveu o revés vencendo por 1 a 0 - o fato de não sofrer gol em casa valeu a vaga aos comandados de Mauricio Pochettino.

O jogo no Camp Nou se encaminhava para uma noite de Dembélé. Pressionado pelos recorrentes atrasos, o francês ratificou o bom momento em campo. Autor de um belo gol no clássico do fim de semana contra o Espanyol, o francês desta vez resolveu sozinho: arrancada desde o campo de defesa, corte sobre o zagueiro dentro da área e finalização precisa para fazer 1 a 0.

Barcelona Dembélé - Josep Lago/AFP - Josep Lago/AFP
Dembélé comemora o gol anotado; francês abriu o marcador no Camp Nou
Imagem: Josep Lago/AFP

O Tottenham sentiu o gol momentaneamente e demorou a reagir. A melhor chance saiu com o brasileiro Lucas, que entrou somente na segunda etapa e exigiu defesa impressionante do goleiro holandês Cillessen. Foi dos pés do antigo jogador do São Paulo, talvez o melhor em campo pelos ingleses, que veio a classificação.

Quando o relógio marcava 40min, Kane cruzou na medida para Lucas, como um centroavante, completar para as redes. O gol esfriou definitivamente o jogo. O Tottenham só administrou o resultado de igualdade e aguardou o fim do confronto em Milão para comemorar a vaga.

A Inter buscou a virada sobre o PSV até o fim. Mauro Icardi, grande nome da equipe na competição, desperdiçou chance clara nos últimos minutos e viu a equipe ser eliminada no retorno à principal competição europeia. Os italianos agora se contentam com a vaga na Liga Europa.

Internazionale Icardi Inter - Luca Bruno/AP - Luca Bruno/AP
Icardi deixou a sua marca, mas não foi o suficiente para a Inter avançar de fase
Imagem: Luca Bruno/AP