Topo

Saque e Voleio

CBT sob suspeita mais uma vez

Alexandre Cossenza

26/05/2017 10h42

A reportagem foi publicada no site de "O Estado de S. Paulo" às 19h07min de quinta-feira e diz, no título, "Procuradoria pede para investigar Jucá por suspeita de desvios nos Correios". Quem lê só isso não vê a relação da notícia com o tênis brasileiro, mas que ninguém se engane: a reportagem cita a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) dez vezes. Dez. Cliquem no link e leiam, por favor.

Fora a questão política, também é importante observar que o procurador-geral da república, Rodrigo Janot, quer ouvir Sérgio Oprea, Bruno Ferreira, Anderson Rubinatto Filho, Ricardo Marzola e Chris Kypriotis (nomes muito pronunciados dentro da CBT nos últimos anos), além de analisar cópias dos processos referentes às contratações de patrocínio da CBT, uma relação dos repasses feitos à CBT e cópias das prestações de contas.

Além disso, o texto cita que há NOVE (!!!) inquéritos conduzidos pela Polícia Federal e por procuradores da república tratando de irregularidades na CBT. Um deles é o já famoso caso do Grand Champions Brasil que está na Justiça Federal e envolve Jorge Lacerda, ex-presidente da CBT, Dácio Campos, ex-comentarista do SporTV, e Ricardo Marzola, dono da Brascourt.

Coisas que eu acho que acho:

– Convém não esquecer que o atual presidente da CBT, Rafael Westrupp, está na entidade desde 2013. A Confederação de hoje, que já levou colocou presidente de federação dentro de um time de Copa Davis e que segue pagando viagens e hospedagem para cartolas e suas famílias, não é tão diferente assim.

– Convém não esquecer que essa CBT de Jorge Lacerda é a mesma elogiada pelos tenistas. A mesma sob a qual, segundo Marcelo Melo disse recentemente, o "apoio nunca foi tão grande". Aguardemos para saber se não houve nada ilegítimo/ilegal nos repasses que resultaram nesse apoio.

– Sigo com a minha opinião: quando tenistas manifestam seu apoio público a uma CBT que foi tão investigada e questionada, entram em terreno perigoso. Além disso, agradecer pelo apoio financeiro e ignorar atos como abuso de poder, medidas egoístas e prejudiciais ao tênis, além de conflitos de interesse nada escondidos, faz os atletas soarem egoístas e/ou ignorantes. É como se não soubessem ou não se interessassem pelo que acontece na modalidade além do dinheiro distribuído para manter sua estrutura de viagens e treinos.

– Se alguém disser que "é um problema dos Correios e não da CBT", lembremos que os Correios patrocinam a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e a Confederação Brasileira de Rugby (CBRu). A CBT é a única citada nessa investigação.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.