Topo

Saída de Rede

Sul-Americano: sem esforço, Brasil atropela o Chile

Sidrônio Henrique

17/08/2017 20h08

Amanda no ataque: vitória tranquila contra um adversário frágil (fotos: Nelson Rios/CSV)

Superar argentinas e venezuelanas foi muito fácil. Imagine então enfrentar o Chile, a equipe mais fraca do 32º Campeonato Sul-Americano de Vôlei Feminino, disputado em Cali, na Colômbia. A seleção brasileira precisou de menos de uma hora, nesta quinta-feira (17), para vencer as chilenas por 3-0 (25-5, 25-10, 25-7), pela terceira rodada do torneio, que dará ao campeão uma vaga no Mundial 2018, no Japão. O Brasil busca seu 20º título – conquistou as últimas 11 edições e não perde um set na competição desde 1999.

Siga @saidaderede no Twitter
Curta o Saída de Rede no Facebook

As brasileiras enfrentam as peruanas nesta sexta-feira (18) e encerram sua participação contra as colombianas no sábado (19) – veja tabela abaixo. O hexagonal está sendo disputado em pontos corridos. As partidas são transmitidas pelo site da Confederação Sul-Americana de Vôlei (CSV).

Diante das frágeis chilenas, a seleção brasileira teve as reservas em quadra desde o começo da partida: Macris, Monique, Drussyla, Amanda, Carol, Mara e Gabi. O técnico José Roberto Guimarães não fez substituições nesse jogo. A ponta Drussyla foi a maior pontuadora, somando 15 (nove de ataque, quatro de bloqueio e dois aces). A central Mara e a ponteira Amanda marcaram 13 e 11 pontos, respectivamente.

As duas seleções durante a execução do hino chileno

Preparação
Além de poder garantir a vaga para o Mundial 2018, o Brasil utiliza o Sul-Americano como preparação para a Copa dos Campeões, no Japão, de 5 de 10 de setembro. Antes de seguir para a Ásia, o time de Zé Roberto fará ainda dois amistosos, nos dias 27 e 29 de agosto, contra os Estados Unidos, como visitante, na cidade de Anaheim, na região metropolitana de Los Angeles.

Treinadas pelo argentino Eduardo Guillaume, ex-técnico da Colômbia e ex-assistente da Argentina, as chilenas estão na Colômbia para ganhar experiência. Sete das 14 jogadoras têm de 15 a 17 anos. Se no voleibol masculino o Chile já apresenta alguma evolução, a partir de um investimento iniciado em 2011, no feminino ainda precisa melhorar bastante, mesmo para enfrentar um rival como a Venezuela – não conseguiram passar dos 19 pontos no melhor set contra a Vinotinto, a segunda equipe mais fraca do Sul-Americano.

TABELA DO SUL-AMERICANO FEMININO (horário de Brasília)
Dia 15 (terça-feira) – Brasil 3-0 Argentina (25-21, 25-15, 25-15)
Dia 16 (quarta-feira) – Brasil 3-0 Venezuela (25-15, 25-6, 25-12)
Dia 17 (quinta-feira) – Brasil 3-0 Chile (25-5, 25-10, 25-7)
Dia 18 (sexta-feira) – Brasil vs. Peru, às 19h
Dia 19 (sábado) – Brasil vs. Colômbia, às 17h30

 

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede